Após saber o que adicionar ao arroz ou à tapioca para evitar a rápida elevação da glicose no sangue, chegou a vez de descobrir quais alimentos trazem na composição propriedades capazes de estabilizar a glicemia. De acordo com a nutricionista Adriana Loyola, garantir que esse índice fique constante é essencial para manter os níveis de energia e evitar picos e quedas de açúcar no sangue, além de prevenir problemas metabólicos, a exemplo da diabetes tipo 2.
Especializada em comportamento alimentar, Adriana explica que a alimentação desempenha um papel fundamental no controle da concentração da glicose. “Alguns alimentos são especialmente benéficos”, endossa a nutricionista.
Abaixo, confira os três alimentos elencados pela especialista:
1. Aveia
Segundo Adriana Loyola, a aveia é uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras solúveis, especialmente a betaglucana. “Esse componente retarda a digestão e a absorção dos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e promovendo uma liberação mais gradual de energia”, salienta.
A nutricionista emenda ao pontuar que a fibra betaglucana “melhora a sensibilidade à insulina e contribui para a saúde intestinal.”

2. Oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas)
A especialista em nutrição destaca quanto às oleaginosas serem ricas em gorduras saudáveis, principalmente mono e poli-insaturadas. Esses alimentos também trazem na composição alto teor de proteínas e fibras: “São nutrientes que ajudam a reduzir a velocidade de absorção da glicose, mantendo os níveis de açúcar mais estáveis.”
Adriana menciona sobre as oleaginosas terem magnésio. “É um mineral essencial para o metabolismo da insulina, e antioxidantes que combatem inflamações associadas à resistência à insulina”, esclarece a nutricionista.

3. Alimentos ricos em proteínas
Encontradas em alimentos como ovos, carnes magras, peixes, leguminosas e laticínios, as proteínas são essenciais para manter a saciedade e evitar oscilações na glicemia, conforme argumenta Adriana. Ela cita que essas opções retardam a digestão dos carboidratos quando consumidas na mesma refeição e, consequentemente, reduzem o impacto glicêmico dos alimentos.
“A ingestão adequada de proteínas ajuda a preservar a massa muscular, o que contribui para um metabolismo mais eficiente da glicose”, complementa.
Ao finalizar, a nutricionista reitera que incluir aveia, oleaginosas e proteínas na dieta é uma “estratégia eficaz” para estabilizar a glicemia. “Esses alimentos reduzem os picos de glicose no sangue, aumentam a saciedade e melhoram a resposta do organismo à insulina. Assim, promovem mais equilíbrio e saúde metabólica”, conclui.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.