Grande perigo: SP tem previsão de recorde de chuva e ondas de 2,5 m

São Paulo — Com a passagem de uma frente fria no Sudeste, o estado de São Paulo poderá ter a chuva que seria prevista em todo o mês de abril em apenas 48 horas e temperaturas que não são registradas há cerca de cinco meses. De acordo com o portal Climatempo, os volumes de chuva previstos entre esta sexta-feira (4/4) e sábado (5/4) podem somar mais de 90 milímetros, o que ultrapassa a média de precipitação calculada pelo Inmet para este mês, de 87 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” de acumulado de chuva a partir desta sexta para o litoral, Vale do Ribeira e região metropolitana de São Paulo. De acordo com o instituto, a previsão é de que a chuva seja acima de 100 mm por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O aviso vale até às 10h deste sábado.

A região da Grande São Paulo, de Campinas, Sorocaba, o sul do estado de São Paulo e as regiões próximas da divisa com Minas Gerais, no norte e nordeste do estado, podem acumular de 50 mm a 100 mm. Para a região da serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, a previsão é de 100 mm a 150 mm. A Baixada Santista e a região de São Sebastião e de Caraguatatuba podem acumular de 150m a 250 mm, o litoral sul, de 100 mm a 150 mm e a região de Ubatuba, de 250 mm a 350 mm.

Na capital, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, esta sexta será marcada por chuvas de intensidade moderada a forte de forma generalizada e persistente, o que eleva o potencial para alagamentos, queda de árvores, deslizamentos de terra em áreas de risco e transbordamentos de rios e córregos, tanto na capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil do estado, nesta sexta, há atenção maior para a faixa leste do estado, principalmente a região da Baixada Santista, litoral norte e ABC paulista, onde há condição para chuva forte e que pode ser persistente e volumosa inclusive, principalmente entre a tarde e a noite.

Ondas de 2,5 m no litoral

O primeiro fim de semana de abril traz uma condição de alerta especial para chuva muito volumosa e preocupante no litoral do estado de São Paulo. Enxurradas, enchentes, alagamentos e até queda de barreira são esperados.

A estimativa é de que chova de 150 mm a 250 mm em grande parte do litoral paulista. Alguns locais como a região de Ubatuba, no litoral norte, podem acumular volumes ainda mais altos, de 250 mm a 350 mm. A média de chuva prevista para abril nas praias paulistas não passa de 200 mm.

De acordo com o Climatempo, o mar começa a ficar agitado no decorrer da tarde e noite desta sexta e deve registrar grandes ondas durante todo o fim de semana. A previsão é de que as ondas alcancem picos de 2 metros a 2,5 m no sábado e de 1,5 m a 2 m durante o domingo.

Além da chuva intensa, o litoral paulista também terá acentuada queda da temperatura e ventos moderados a fortes na sexta-feira e no fim de semana.

Queda nas temperaturas

A passagem da frente fria também traz ar frio de origem polar, que vai derrubar os termômetros especialmente no sul e no leste do estado paulista.

A queda da temperatura será bastante acentuada no fim de semana, quando as temperaturas máximas devem baixar para valores em torno dos 20°C e as mínimas, em torno de 15°C. A menor temperatura registrada neste ano na cidade de São Paulo foi de 16,2°C, no dia 11 de janeiro.

Na capital, de acordo como CGE, as temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima não deve superar os 26°C nesta sexta, com as taxas de umidade entre 75% e 95%.

Neste sábado, as temperaturas durante a madrugada sofrem declínio e devem registrar média de 16°C com valores mais baixos no extremo sul da cidade. Os índices de umidade do ar permanecem elevados, com valores entre 77% e 95%. No decorrer do dia, a máxima não passa dos 20°C, caracterizando um dia com baixa amplitude térmica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.