Golias: filhote de onça criado como pet vai morar em instituto de GO

Goiânia – O filhote de onça-pintada conhecido como Golias foi transferido para Goiás, aos cuidados do Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), localizado em Corumbá de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

O animal, de apenas dez meses, foi resgatado pela Defesa Civil do Amazonas, no último mês de fevereiro. Golias vivia na casa de uma família no município de Santo Antônio de Içá.

A decisão técnica para o novo habitat em Golias veio de uma colaboração entre o Ibama e o ICMBio, por meio do Cetas e do Cenap. O local tem cerca de 150 metros quadrados – o equivalente a uma casa de três quartos.

Reabilitação

O Instituto NEX foi escolhido como o novo lar de Golias pela experiência de mais de 24 anos. Atualmente, a ONG atende cerca de 20 onças. Por meio das redes sociais, eles deram as boas-vindas ao novo morador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por 𝐈𝐍𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐎 𝐍𝐄𝐗 𝐍𝐎 𝐄𝐗𝐓𝐈𝐍𝐂𝐓𝐈𝐎𝐍 (@nex_noextinction)

Conforme especialistas, o processo de reabilitação de Golias tende a ser longo e complexo, já que a onça é um animal selvagem e silvestre, carnívoro e naturalmente agressivo, no entanto, era tratado como um animal de estimação.

Entenda o caso

Antes de chegar em Goiás, Golias era mantido como pet por uma família no Amazonas. Ele passou por avaliação veterinária e foi constatado que o animal está saudável e apresenta comportamento dócil. O órgão então o devolveu à família, alegando não haver estrutura na cidade para abrigá-lo.

Dois dias depois, em 6 de fevereiro, Golias foi novamente retirado da família e encaminhado para um abrigo provisório na sede da Defesa Civil de Santo Antônio de Içá, antes de ser transferido para Manaus.

Ativistas ambientais se mobilizaram por meio das redes sociais para conseguir  a transferência do animal. No novo santuário, Golias receberá tratamento veterinário e conviverá com outros animais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.