O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, não compareceu ao lançamento da pré-candidatura ao Palácio do Planalto do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é filiado ao partido. O evento acontece na sexta-feira (4/4), em Salvador.
Além de lançar sua pré-candidatura para a disputa à Presidência da República, Caiado recebe o titulo de cidadão baiano concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. As duas cerimônias ocorrem no Centro de Convenções de Salvador.
Assim como o presidente do União Brasil, os ministros do governo Lula Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), ambos filiados ao partido, também não compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Caiado.
Outro nomes do partido, como o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o senador Sergio Moro (União-PA) estão na cerimônia. O atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis, também filiado à legenda, marcou presença no evento.
Pressão para desistir
A ausência de Rueda ocorre após o dirigente pressionar Caiado a adiar o lançamento da pré-candidatura. A pressão, como noticiou a coluna, começou após o avanço das negociações para federação entre PP e União Brasil.
Outro motivo seria a preocupação da atual cúpula do União Brasil com o avanço da Operação Overclean. A investigação, que tramita no STF, tem integrantes do partido como alvos e teve novos desdobramentos na quinta-feira (3/4), véspera do evento de Caiado.