Médico explica o que são alimentos termogênicos e os benefícios deles

Alimentos termogênicos auxiliam no aumento do gasto de energia corporal durante os processos digestivos e metabólicos. Isso porque eles influenciam na elevação da temperatura corporal, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima calórica. Assim, são ótimas opções naturais para incluir na dieta de emagrecimento.

Segundo o nutrólogo Neto Borghi, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, as escolhas alimentares impactam diretamente na perda de peso. No caso dos alimentos termogênicos, por meio deles é possível estimular o metabolismo e ajudar o corpo a gastar mais energia mesmo no repouso.

Além disso, eles podem aumentar a disposição física e mental, facilitando a prática regular de exercícios físicos. Essa dinâmica é fundamental para o emagrecimento a longo prazo, resultando também em um estilo de vida mais saudável e na promoção do bem-estar.

Foto colorida de mãos feminina segurando uma xícara de café, considerado alimento termogênico - Metrópoles
O café é uma opção de alimentos termogênico

Conheça 10 alimentos termogênicos:

  1. Café: conta com cafeína, que atua no sistema nervoso central, aumentando o metabolismo.Prefira seu consumo sem açúcar e ingira com moderação.
  2. Cacau: possui cafeína e teobromina, que são compostos com ação termogênica que ajudam na promoção do gasto de energia e no emagrecimento. Opte por cacau puro em pó em receitas de doces saudáveis.
  3. Canela: contém cinamaldeído, um composto bioativo que promove o aumento do metabolismo e estimula a queima de gordura corporal. Use em frutas, mingaus ou cafés.
  4. Chá verde: tem boas quantidades de cafeína e catequinas, substâncias que estimulam o metabolismo e fazem o corpo gastar mais energia. Beba entre as refeições para estimular o metabolismo.
  5. Gengibre: possui gingerol, uma substância com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e favorece a perda de peso.Consuma em chás, sucos ou em temperos para peixes e sopas.

Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.