Após troca de farpas no MDB, Raul não comparece a evento do PSB

Foto: Edson Holanda

Diferente da última semana, quando participou do congresso municipal do PSB em São Lourenço da Mata, o presidente estadual do MDB e secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, não esteve presente no XVI congresso estadual do partido, realizado neste sábado (5), no Recife.

O ausência de Raul chama atenção depois da troca de farpas entre lideranças emedebistas, que, publicamente emitiram notas de acusação ao uso da imagem do ex-senador Jarbas Vasconcelos, que se afastou da vida pública ainda em 2023.

Na semana passada, Raul fez uma fala no evento, afirmando que Jarbas sempre esteve do lado da Frente Popular. Entretanto, o senador Fernando Dueire (MDB), sucessor de Jarbas, e o filho do ex-governador, o deputado Jarbas Filho (MDB), são mais próximos da governadora Raquel Lyra (PSD) e não pretendem subir no palanque de João Campos em 2026.

Ainda na manhã de ontem (4), a assessoria de Jarbinhas emitiu uma nota anunciando o apoio do pai dele aos nomes de Dueire e Jarbas Filho para o comando do MDB em Pernambuco. Logo em seguida, Raul enviou à imprensa um outro comunicado questionando a veracidade do apoio de Jarbas Vasconcelos e afirmando que seus concorrentes (Dueire e Jarbinhas) estavam “usurpando” a imagem do ex-senador. O deputado rebateu e disse que quem usurpa a imagem do pai é Raul, “e não é de hoje”.

Neste sábado (5), depois da troca de farpas, a presença de Raul Henry no congresso do PSB era muito aguardada, mas o dirigente não apareceu. Questionada, a assessoria do secretário disse que ele “já tinha um compromisso agendado e explicou para João Campos sobre a impossibilidade de ir”. Entretanto, nos bastidores, a ausência do líder do MDB foi sentida não apenas como uma forma de evitar questionamentos sobre a guerra declarada ontem, mas também para evitar novos ataques internos da outra ala da legenda.

Na coletiva, quando questionado sobre o MDB, João Campos disse ter confiança que vai dar tudo certo.

“Eu tenho muito respeito pelo MDB, é um grande partido brasileiro. Inclusive, foi dito aqui. No período da ditadura, muitos dos filiados do PSB estiveram no MDB naquele período. A gente sabe que todo partido tem uma dinâmica própria, interna. Numa hora estica um pouquinho mais, aperta, junta, vai para um lado, vai para outro, junta. Mas eu tenho muita confiança, porque eu vi essa aliança ser feita por Jarbas e por Eduardo. Eles construíram uma aliança para ser consolidada em 2012, 2014 e de lá para cá ela só se consolidou. Então, sobretudo pela memória do meu pai, pela memória de Jarbas, que é um grande político pernambucano e brasileiro, eu tenho confiança que vai dar tudo certo”, disse João, se retirando logo em seguida.

O post Após troca de farpas no MDB, Raul não comparece a evento do PSB apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.