Premiê do Japão diz que pediu a Trump para repensar tarifaço

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou disse nesta segunda-feira (7/4) que conversou ao telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, a quem teria dito que as políticas tarifárias são “extremamente decepcionantes”. Ishiba relatou que incentivou o norte-americano a repensar o “tarifaço”.

“Eu disse ao presidente que o Japão tem sido o maior investidor nos Estados Unidos por cinco anos consecutivos e que as políticas tarifárias podem prejudicar as capacidades de investimento de nossas empresas japonesas”, disse Ishiba a repórteres após a ligação com Trump.

Ishiba também disse que concordava com Trump em continuar o diálogo construtivo sobre o assunto. As informações são do The Guardian.

A decisão de Trump de impor uma taxa de 25% sobre importações de automóveis e uma tarifa “recíproca” de 24% sobre outros produtos japoneses pode ser um grande golpe para a economia pesada em exportações do Japão, com analistas prevendo que as taxas mais altas podem derrubar até 0,8% do crescimento econômico.

A ligação entre Ishiba e Trump ocorreu após os mercados asiáticos caírem drasticamente nesta segunda, com o índice de ações Nikkei de referência do Japão despencando em quase 9%.

O Japão adotou até agora uma abordagem comedida, com Ishiba sinalizando no início do dia que Tóquio não buscaria confronto direto com Washington sobre as tarifas.

Sem confronto direto

“Não temos intenção de nos envolver em confronto direto”, disse ele. “Embora o Japão esteja disposto a cooperar na criação de empregos nos Estados Unidos, também pedimos fortemente a remoção ou redução de tarifas para apoiar esse esforço.”

Enquanto isso, Trump disse que o Japão está enviando uma “equipe de ponta para negociar” sobre comércio, referindo-se à conversa com Ishiba.

“Países de todo o mundo estão falando conosco. Parâmetros duros, mas justos, estão sendo definidos”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, sem fornecer mais detalhes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.