Lula critica “cavalo de pau” de Trump: “Acho que não vai dar certo”

São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (8/4), as ações adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aplicou tarifas comerciais contra cerca de 180 países na semana passada, dando início a uma guerra comercial global. Segundo Lula, o líder americano está aplicando um “cavalo de pau” no mundo que, segundo ele, “não vai dar certo”.

“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos. Eu não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico carregado daqueles e faz as coisas que estão acontecendo lá. Ninguém brinca que o mundo não existe com quase 200 países”, disse Lula.

O presidente participou da abertura de uma feira internacional da indústria da construção, em São Paulo. Lula iniciou sua fala abordando o tarifaço adotado por Trump. Disse que “todos os países querem ter soberania” e “estabelecer um processo de harmonia”, e que “a coisa mais importante hoje é o multilateralismo”.

“E, de repente, o mundo tem um cavalo de pau, em que um cidadão sozinho acha que é capaz de ditar regras para tudo o que vai acontecer no mundo. Eu temo em dizer para vocês que pode não dar certo”, disse Lula.

Na última segunda-feira (7/4), as preocupações sobre uma guerra comercial global subiram de patamar após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter ameaçado impor tarifas adicionais de 50% sobre produtos importados da China, em resposta à taxação retaliatória de 34% anunciada pelos chineses.

Nesta terça, o governo chinês afirmou que lutará “até o fim” e tomará todas as medidas necessárias em resposta ao “tarifaço” norte-americano.

Na semana passada, Trump anunciou uma taxa de 34% contra produtos chineses. O país asiático foi um dos principais alvos da nova rodada de tarifas comerciais impostas pelos EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.