A aloe vera, também conhecida como babosa no Brasil, é uma planta que há séculos desperta interesse por suas propriedades medicinais e cosméticas, principalmente no cabelo e na pele, pois ajuda na remoção da maquiagem, previne o aparecimento de rugas e estimula o crescimento do cabelo.
A babosa, cujo nome científico é Aloe barbadensis, pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados municipais e supermercados, na forma de gel, creme, suco e cápsulas.
Regina Buffman, médica dermatologista, destaca que a planta é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. “Ela tem propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes, que ajudam a melhorar a saúde da pele, do couro cabeludo e até a fortalecer o sistema imunológico.”
A profissional destaca que a aloe vera possui compostos bioativos com ação antimicrobiana e anti-inflamatória, o que pode auxiliar no combate a infecções, inflamações e até acelerar processos de cicatrização de feridas e queimaduras leves.
“Para a pele, a aloe vera é excelente para hidratar, acalmar irritações, tratar queimaduras solares e auxiliar no processo de cicatrização”, destaca a profissional, que acrescenta que é importante lembrar que o uso medicinal deve ser orientado por um profissional de saúde.
Já para o cabelo, o hair stylist e visagista Diogo Geovanne diz que a babosa é excelente para a saúde dos fios. “Ela hidrata profundamente, ajuda a fortalecer a raiz, reduz a queda e ainda promove o crescimento saudável do cabelo. Além disso, suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias melhoram a saúde do couro cabeludo, deixando os fios mais brilhantes, macios e resistentes.”
“Outro benefício importante é o controle do frizz, já que a aloe vera ajuda a selar as cutículas do cabelo, mantendo a hidratação e garantindo um visual mais alinhado e definido”, acrescenta Diogo.