A causa da morte do ator Val Kilmer, conhecido por ter atuado em Top Gun e Batman, foi revelada nessa quinta-feira (10/4). De acordo com o Departamento de Saúde de Los Angeles, ele foi vítima de uma pneumonia. O relatório, entretanto, aponta várias causas que o levaram ao falecimento.
A certidão de óbito do ator lista diversas questões sobre Kilmer, como insuficiência respiratória hipoxêmica aguda, insuficiência respiratória crônica e carcinoma espinocelular da base da língua. Além disso, desnutrição e uma fístula traqueocutânea também foram listadas.
O New York Times, que publicou a informação, ainda relatou que o ator foi cremado no dia 7 de abril.
Val Kilmer, ator de Batman e Top Gun, morre aos 65 anos
Val Edward Kilmer, mais conhecido como Val Kilmer, astro de Hollywood responsável pelo sucesso de grandes filmes, morreu aos 65 anos. O falecimento do ator foi informado pela filha dele, Mercedes, à imprensa dos Estados Unidos. Ele ficou conhecido por ter vivido Jim Morrison, em The Doors (1991), Batman Eternamente e Top Gun.
A estrela morreu por conta de uma pneumonia, em Los Angeles, conforme informou a filha dele, Mercedes. Ela ainda relatou que Kilmer foi diagnosticado com câncer na garganta, em 2014, mas se recuperou. O ator foi submetido a uma traqueotomia e teve a voz prejudicada, o que fez com que ele se afastasse da carreira de ator.
Entretanto, ele voltou a interpretar o piloto de caça Iceman, em Top Gun: Maverick (2022), ao lado de Tom Cruise. Entre os filmes mais emblemáticos do artista estão Top Secret!: Superconfidencial (1984), Academia de Gênios (1985), The Doors (1991), Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993), Batman Eternamente (1995).
Em 2021, o ator lançou um documentário narrando os altos e baixos de sua vida e carreira, durante o Festival de Cinema de Cannes.