O apresentador José Luiz Datena voltou a se desculpar após a polêmica envolvendo uma repórter do SBT durante uma edição do Tá na Hora. Em um bate-papo com os apresentadores do Fofocalizando, nesta sexta-feira (11/4), o veterano do jornalismo se explicou e justificou sua atitude, que foi interpretada por muitos telespectadores como grosseira.
O jornalista iniciou seu discurso mostrando o teleprompter de seu programa policial e explicou que é comum anunciar muitos nomes durante as edições do Tá na Hora.
Segundo ele, o nome da jornalista lhe foi passado de forma errada pela tela. Datena seguiu o raciocínio argumentando que, devido à agilidade que o programa exige, mesmo após ser corrigido pela repórter, acabou se confundindo novamente ao ver o nome equivocado no teleprompter e repetiu o erro.
Reconheceu excesso
Datena reafirmou seu posicionamento de que a prioridade deve ser sempre a notícia e que falhas como essa podem ser corrigidas posteriormente. No entanto, reconheceu que errou na forma como se referiu à colega de trabalho: “Eu falei de uma forma que não pegou bem e eu me desculpei com a Nicole”.
Na sequência, Datena criticou os cortes viralizados nas redes sociais que não mostraram sua interação com a repórter Nicole após o “climão” ao vivo. O apresentador afirmou que, em seguida, teceu elogios ao desempenho da jornalista.
“A gente tem o direito de errar. Eu tenho 50 anos de profissão, e por um erro do que estava escrito, fui induzido ao erro”, justificou.
Falou sobre a fama de grosseiro
O apresentador do Tá na Hora também comentou sobre a fama de grosseiro, destacando que, na verdade, é muito rigoroso com o programa que comanda. Datena voltou a afirmar que nunca faltaria com respeito a um colega de trabalho.
“Me desculpo mais uma vez com a Nicole e repito que é uma excelente repórter. Mas foi um erro, um erro coletivo. Aliás, quando erro, eu trago para mim. Deixa para mim, o erro fica para mim!”
Veja o vídeo
Datena abre o jogo e explica sobre polêmica que se envolveu na tarde de ontem ao confundir nome de repórter!#FofocalizandoNoSBT pic.twitter.com/tPy7XzW122
— Fofocalizando (@pfofocalizando) April 11, 2025
Entenda a polêmica
Datena comentava uma ação da Polícia Federal em seu programa policial. O caso envolvia o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Durante a transmissão, ele chamou uma repórter ao vivo. No entanto, confundiu-se ao anunciar o nome da jornalista. Ao chamá-la de Daniele, acabou cometendo uma gafe.
Logo no início de sua fala, a jornalista o corrigiu: “Eu sou a Nicole, aqui de Sorocaba”. Imediatamente, Datena a interrompeu: “Ah, então obrigado, Nicole. Me disseram aqui que era a Daniele que estava aí, então muito obrigado”, iniciou-se explicando.
Na sequência, o apresentador seguiu se justificando, afirmando que havia recebido a informação de que as duas jornalistas teriam trocado de posição, e, por isso, teria se confundido.
Demonstrando incômodo com a correção ao vivo, Datena pediu que retirassem a imagem do prefeito da tela e, em seguida, a repórter deu início às explicações sobre o caso policial.
Ao voltar a interagir com a profissional, Datena mais uma vez se confundiu, trocando os nomes das repórteres: “Eu não conheço a Nicole, ela pode ser boa, mas você é ótima!”, disse o apresentador do Tá na Hora, referindo-se à outra jornalista, antes de questionar sobre os endereços que teriam sido alvo da investigação da PF.
Nicole permaneceu em silêncio, o que levou Datena a acreditar que a transmissão teria sido interrompida por alguma falha técnica. Ao retomar sua fala, a repórter mais uma vez explicou:
“Perdão, é que eu sou a Nicole, por isso eu achei que você estava conversando com outra pessoa”, disse. Datena, então, a interrompeu: “Tá bom, Nicole. Olha, por gentileza, quando você ouvir um apresentador te chamar, depois você reclama. Fala primeiro a notícia que você tem que dar e [depois] fala ‘olha, vocês se enganaram’”.
“O mais importante é a notícia aqui. O apresentador fica em segundo plano. Desculpa a nossa falha, é que escreveram um outro nome aqui”, finalizou Datena. Nicole então seguiu com as informações sobre o caso.