No leque de chás anti-inflamatórios, constam o de alfazema, cúrcuma e alfavaca. A nutricionista Nathali Loyola acrescenta ao elenco de infusões o de folha de acerola. À coluna Claudia Meireles, a especialista em modulação intestinal explica as propriedades da bebida, rica em antioxidantes.
Segundo a nutricionista funcional, o chá de folha de acerola é “pouco conhecido”. Ela menciona com relação à infusão ter alto teor de antioxidantes, principalmente flavonoides e taninos, que ajudam a combater a inflamação, além de fortalecer a imunidade.
Nathali acrescenta que o chá tem efeito diurético e auxilia no controle da glicemia, que é a quantidade de glicose, ou seja, açúcar no sangue.
Propriedades
A seguir, a especialista elenca alguns ativos que a bebida feita à base da folha de acerola traz na composição:
- Quercetina: potente antioxidante que reduz o estresse oxidativo.
- Compostos fenólicos: apresenta o efeito hepatoprotetor.
- Taninos: dispõe de ação anti-inflamatória, protege a mucosa intestinal e reduz a inflamação.
- Saponinas: tem o efeito hipoglicemiante.
- Vitaminas A, B e E: são muito importantes para o funcionamento do organismo.

Como fazer o chá, segundo a nutricionista
Caso deseje fazer o chá, Nathali recomenda procurar a folha de acerola em lojas de produtos naturais. Abaixo, ela ensina como preparar a bebida:
- Aqueça 300 ml de água.
- Não deixe a água ferver, porque se atingir alta temperatura poderá queimar as folhas e deixar com o gosto mais amargo.
- O ponto ideal da água é o início da fervura, quando pequenas bolhas começam a se originar no recipiente.
- Desligue o fogo, coloque uma colher de sopa de folha de acerola.
- Tampe o recipiente por 5 a 10 minutos para que consiga extrair mais propriedades da folha.
- Coe e tome em temperatura morna.

Consumo
De acordo com Nathali, o chá pode ser armazenado, mas apenas por 48 horas, deixando-a na geladeira. Caso opte por guardá-lo, retire as folhas de preferência. Quanto à ingestão, a especialista em nutrição funcional frisa que a bebida pode ser consumida apenas duas vezes ao dia.
“O excesso de chá não vai potencializar o resultado e pode ser prejudicial para a saúde”, atesta. A nutricionista pontua que esse chá “deve ser consumido com cautela”, em especial quem faz o uso de medicação. O uso prolongado tende a sobrecarregar o fígado. “Utilize-o por períodos curtos”, sugere.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.