Reconhecimento de marca: seis dicas para agregar valor aos produtos

Foi-se o tempo em que qualidade e bom atendimento bastavam para garantir o sucesso de uma empresa. A concorrência tornou-se mais acirrada devido à digitalização dos negócios, ao fácil acesso à informação e à ampliação das opções de escolha para os consumidores.

Redes sociais e marketplaces ampliaram a visibilidade de marcas de todos os portes, tornando o mercado ainda mais exigente.

Diante desse contexto, um trabalho estratégico de comunicação é um pilar vital para agregar valor e consolidar a presença no mercado.

Abaixo, compartilho seis dicas para impulsionar o reconhecimento da marca e destacar produtos e serviços:

1. Defina uma narrativa clara e coerente: faça o dever de casa. Comunique o seu produto ou serviço de forma clara e objetiva nos seus canais, como site e redes sociais. Facilite a jornada do cliente e mostre o que torna a sua empresa única para que os consumidores escolham sua marca em meio a tantas opções.

2. Invista em produção de conteúdo de valor: publicar artigos de opinião, participar de entrevistas e ser referência na sua área de atuação é parte do caminho para construir uma boa reputação junto à imprensa e mostrar autoridade no assunto, além de atrair a atenção de stakeholders.

3. Construa relacionamento com a mídia: relacionar-se com jornalistas especializados pode gerar publicações que reforçam a credibilidade da marca.

4. Fortaleça sua presença digital: de forma complementar à estratégia de comunicação, a presença digital é imprescindível no reforço da sua visibilidade. Um conteúdo direcionado para os canais onde está seu público-alvo impulsiona a construção de uma imagem positiva diante da sua audiência.

5. Participe de eventos, feiras e associações do setor: é importante ampliar sua rede de contatos, marcando presença em eventos e congressos. A parceria com entidades e associações – onde estão os clientes em potencial – pode abrir novas oportunidades de networking.

6. Monitore a divulgação e adapte a estratégia: acompanhar a percepção do público constantemente é fundamental para manter a relevância da marca e evitar crises. A eficácia da comunicação passa pelo monitoramento e análise de resultados, o que possibilita a adaptação da estratégia ao longo do percurso, caso seja preciso.

Agregar valor à marca vai além da qualidade técnica.

Para se tornar uma referência em seu mercado, é preciso construir uma reputação que credencie a empresa diante dos clientes e da opinião pública.

O reconhecimento não acontece da noite para o dia, mas, com uma comunicação estratégica consistente e focada em credibilidade, é possível consolidar a presença no mercado e gerar valor para o negócio.

Marcelo Engel é CEO da ER Systems.

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