Gleisi visita Glauber, faz aceno à Câmara e apela contra cassação

Articuladora política do governo Lula, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, visitou neste sábado (12/4) o deputado Glauber Braga (PSol-RJ). Ao lado do líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), e do ministro das Comunicações, Sidônio Palmeira, ela afirmou que o processo de cassação do psolista é um assunto interno da Câmara, mas apelou aos parlamentares pela permanência do congressista.

Glauber Braga está há três dias em greve de fome, sem deixar o Congresso, após o Conselho de Ética da Câmara aprovar na quarta-feira (9/10) a perda do seu mandato. Ao afirmar que o assunto é interno à Casa, Gleisi fez um aceno para evitar acusações de interferência do Planalto no processo. Deputada licenciada, ela disse que foi visitar e desejar forças ao colega.

“Trazer a solidariedade de companheiros, de militância, ao Glauber, ao PSol, a Samia [Bomfim, deputada e mulher do parlamentar] e aos companheiros que estão juntos nesta causa. (…) Eu não conversei com o presidente Lula [sobre a cassação] depois que ele retornou de viagem. E essa não é uma matéria de governo, mas interna da Casa, tem fundamento interno. A gente tem um apelo aos parlamentares para rever essa posição”, disse Gleisi. Veja:

A ministra destacou que o período de greve de fome deve ser prolongado. O parlamentar anunciou que não se alimentaria até que o processo de cassação do seu mandato fosse encerrado na Câmara. “Ele está bem, mas obviamente nos preocupamos com a saúde dele, até pelo período prolongado que pode se dar essa greve de fome. (…) Semana que vem a Casa está esvaziada por causa dos feriados pré-Páscoa”, comentou a ministra.

Líder do PT na Câmara, Lindbergh afirmou que tem feito o trabalho político para salvar o mandato de Glauber. “Tenho conversado com os líderes partidários, inclusive agora, para acharmos uma saída pra isso. Há um deputado em greve de fome nas dependências da Casa. A gente quer chamar a atenção para uma saída negociada, isso não é bom para ninguém. Estamos chegando no período da Semana Santa”.

Glauber no Congresso

Desde que começou a greve de fome, na última quarta, Glauber afirmou ter perdido 2 kg. O parlamentar tem tomado água, isotônicos e, a partir da quinta, passou a tomar também soro, por recomendação médica.

Ele está no plenário 5 da Câmara, onde funciona o Conselho de Ética, com agentes da Polícia Legislativa acompanhando a entrada e saída de pessoas. O parlamentar está com o filho e Samia no local, além de alguns militantes e funcionários da equipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.