5 alimentos que transformam o corpo em uma máquina de queimar gordura

Quando o assunto é emagrecimento, não existe milagre — mas alguns alimentos têm, sim, o poder de estimular o metabolismo, otimizar a queima de gordura e favorecer a perda de peso de forma natural e saudável.

Esses alimentos atuam em diferentes frentes: aceleram o gasto calórico, equilibram hormônios, reduzem a inflamação e melhoram a sensibilidade à insulina — o que ajuda o corpo a usar a gordura estocada como fonte de energia.

8 imagens

Praticar atividade física é essencial

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images

2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay

3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images

4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução

5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images

6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images

7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay

8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

 

A seguir, veja cinco opções cientificamente reconhecidas por seu potencial termogênico e metabólico.

1. Chá-verde

Rico em catequinas e cafeína, o chá-verde acelera o metabolismo e estimula a oxidação de gordura corporal. Seu efeito é ainda mais potente quando associado a uma rotina de treinos e alimentação balanceada. Aliás, o extrato de chá verde é um bom ingrediente dentro de suplementos pré treino.

2. Pimenta caiena

A capsaicina, substância presente na pimenta, tem efeito termogênico: eleva ligeiramente a temperatura corporal, fazendo com que o organismo gaste mais energia para manter o equilíbrio. Pode ser usada em pequenas quantidades para temperar pratos e sopas, e seu ativo também pode ser consumido via suplementos.

Foto colorida de copo com chá de gengibre e suco de limão. Ao redor, tem pedaços da raiz tuberosa e da fruta cítrica - Metrópoles
Chás com gengibre: boa forma de consumir a raiz

3. Gengibre

Versátil e funcional, o gengibre melhora a digestão, tem ação anti-inflamatória e acelera o metabolismo. Pode ser consumido em pó, em chás ou adicionado a sucos e preparações quentes.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ajudar a controlar os picos de insulina e prolongar a saciedade, o que reduz os episódios de compulsão. Uma colher diluída em água antes das refeições, até 2 vezes ao dia, já pode fazer diferença.

5. Ovos

Fonte de proteína de alta qualidade, os ovos promovem saciedade e contribuem para a construção muscular, o que, por sua vez, aumenta o gasto energético em repouso.

O segredo está no conjunto

Nenhum alimento sozinho faz milagre. Para que esses ingredientes realmente atuem como aliados na queima de gordura, é fundamental que estejam inseridos em um estilo de vida saudável, com sono regulado, prática de atividade física e alimentação planejada.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida
Adicionar aos favoritos o Link permanente.