Protocolado
O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira (14) o requerimento de urgência sobre o projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro. O documento reuniu 262 assinaturas, superando, portanto, o mínimo exigido, que é de 257.
Pressão
A justificativa dada foi a de “preservar os deputados que assinaram o requerimento, e que estão sendo alvos de pressão do Palácio do Planalto para retirarem as assinaturas”, explicou Cavalcante.
Apoio da Bancada do Pará
Cinco deputados federais da bancada paraense assinaram o requerimento de urgência:
• Raimundo Santos (PSD-PA)
• Joaquim Passarinho (PL-PA)
• Delegado Caveira (PL-PA)
• Delegado Éder Mauro (PL-PA)
• Olival Marques (MDB-PA).
Dissidente?
Chama a atenção na lista o nome do peemedebista Olival Marques, ligado à Assembleia de Deus do Pará, e teoricamente da base do governo federal e estadual.
Atribui-se a adesão do deputado a uma suposta “insatisfação” do congressista que não estaria sendo atendido pelo governo em vários dos seus pleitos. Entretanto, o deputado não quis comentar.
Mistério
Por outro lado, outro indicativo de postura mantido sobre mistério, envolve a deputada federal Drª Alessandra Haber, também do MDB. Esposa do prefeito de Ananindeua, o também médico Drº Daniel, que assumiu o controle, agora total do PSB no Pará, desbancando décadas de controle exercido pela família Andrade, Haber até o momento não mudou de legenda, se transferindo do MDB para o PSB.
Indicativo
A postura da deputada leva a crer uma possibilidade: ao não assinar o requerimento de urgência do PL da Anistia, Alessandra Haber estaria alinhada com a orientação do PSB nacional que é base de apoio do governo Lula, mesmo sendo oposição no Pará ao governo de Helder Barbalho.
Em tempo, a deputada foi a mais votada na eleição de 2022.
Pauta
A semana legislativa começou, supreendentemente, com a abertura da Ordem do Dia na tarde desta segunda-feira (14), numa semana que indicava esvaziamento de comparecimento em razão do feriado da Semana Santa.
A sessão de votação acabou de ter início com alto quórum. Registraram presença 432 deputados. Numa segunda-feira, o número é considerado fora da curva.
Nada menos que 21 propostas estão na pauta de votação.
The post Cinco deputados do Pará assinam urgência do PL da Anistia appeared first on Ver-o-Fato.