
A tradição cristã de comer peixe na Sexta-Feira Santa tem aumentado consideravelmente o fluxo de clientes nas peixarias de Blumenau. Há famílias que compram a carne branca apenas para Sexta-Feira Santa, mas também existem aqueles que acabam levando peixe para o sábado e o domingo de Páscoa.
Com o aumento da procura, o faturamento das empresas chega a dobrar nessa época. O movimento começou a elevar já na segunda-feira, 14, mas ficará ainda mais intenso nesta quinta-feira, 17, véspera de feriado.
Para atender à demanda, as peixarias estendem o horário de atendimento, abrindo o comércio inclusive no feriado.
Movimentação típica da Semana Santa em Blumenau
Evandro Freygang, proprietário d’A Casa do Peixe, aproveita a movimentação que é típica desse período do ano. Como no restante do ano as vendas são mais calmas, o empresário consegue equilibrar o faturamento devido às vendas da Páscoa.
“Triplica a venda nessa data. Depois tem o efeito contrário, passando a Semana Santa, tem uma queda acentuada e cai abaixo do normal. O que vende a mais no período, compensa o que vende a menos depois”, explica.
Segundo ele, para celebrar a Páscoa os blumenauenses buscam muito por salmão, camarão, cação, meca, garoupa, anchova, tainha e o tradicional bacalhau.
A procura também é semelhante na Peixaria Boutique do Peixe, segundo o proprietário Marcos Geraldo Macaggi. Ele ainda acrescenta que o público busca muito por peixes para fazer caldos, como a corvina e a garoupa.
O empresário afirma que está bem preparado para atender os clientes e que na quinta-feira, auge do movimento, o estabelecimento não tem horário para fechar.
Eduardo Luiz Pereira, sócio-proprietário da Peixaria Seu Manuel, diz que a movimentação já começou a aumentar a partir desta quarta-feira, 16, e que o fluxo deve seguir até domingo, 20. No entanto, passado o período da Semana Santa, a procura despenca mais do que o normal, voltando em maio, quando começa a safra da tainha.
A loja, que já atende em horário diferenciado, tem registrado mais clientes procurando peixes para caldo, como a corvina, além das espécies que são da região Norte do país, como o tambaqui.
A expectativa do sócio-proprietário é que a movimentação cresça 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os blumenauenses também aproveitam o período para pesca o próprio peixe. Segundo a sócia-proprietária do Pesque e Pague Recanto Sossego, Gislaine Florentino, a quinta e sexta-feira são os dias de maior movimento no estabelecimento.
O local recebe muitas famílias que aproveitam para pescar juntas. Além disso, há clientes de outras cidades da região, como Balneário Camboriú e Itajaí.
Feriadão e situação econômica podem impactar
Na visão de Evandro, o feriadão prolongado pode atrapalhar um pouco as vendas, já que muitas pessoas devem aproveitar os quatro dias de folga para viajar. Mesmo assim, a expectativa é positiva para boas vendas. Inclusive, o estabelecimento está com a equipe reforçada para atender à demanda.
Já Marcos diz que as vendas dependem da situação econômica atual, mas acredita que haverá uma boa movimentação na peixaria durante os próximos dias.
Leia também:
1. Saiba o que a Prefeitura de Blumenau diz sobre o paradeiro do ovo de Páscoa gigante
2. Quem era o homem que morreu em colisão entre carro e caminhão carregado de gelo em Timbó
3. VÍDEO – Cão é encontrado agonizando dentro de sacola após ser agredido por tutor em Ibirama
4. Homens representam mais de 90% das recusas ao bafômetro em Blumenau em 2024
5. Médico e enfermeira são agredidos com socos e arranhões em unidade de saúde de Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:
The post Semana Santa dobra faturamento e aumenta movimento em peixarias de Blumenau appeared first on O Município.