Ibovespa abre em queda com Boletim Focus no foco

Nesta segunda-feira (17), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,20%, aos 119.422,23 pontos. Na semana passada, o índice brasileiro batalhou mas não conseguiu alcançar os 120 mil pontos.

O mercado reage mal após o Boletim Focus mostrar que as projeções para a inflação, Selic e dólar neste ano ficaram mais pessimistas. Além disso, existe o aguardo para quarta-feira, com a nova a decisão monetária.

Ainda sobre o Focus, o Banco Central divulgou hoje (17), as novas projeções dos analistas, que concluíram que a inflação 2024 subiu nesta semana, enquanto a da evolução do PIB recuou.

O IPCA para este 2024 subiu de 3,90% para 3,96%, enquanto a previsão para a inflação de 2025 avançou de 3,78% para 3,80%. Já o produto interno bruto (PIB), as projeções deste ano passou de 2,09% para 2,08%. A previsão para o próximo ano está em 2,0% há 27 semanas seguidas.

Outro indicador foi feito pela fundação Getúlio Vargas, que divulgou que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) desacelerou para 0,83% em junho. Assim, o indicador acumula alta de 1,18% no ano e de 1,79% em 12 meses.

No âmbito político, os investidores ficam atentos a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes e ministros da área econômica.

Nos Estados Unidos, os índices futuros de Wall Street operam sem direção única, com investidores iniciando uma semana encurtada por feriado na quarta-feira e no aguardo das falas do presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York.

Na velho continente, os principais índices operam em baixa, sob pressão do presidente Emmanuel Macron, que convocou eleições antecipadas após a derrota do seu partido no Parlamento Europeu. Mesmo com as quedas, elas são limitadas por bancos e techs, que se recuperam parcialmente dos tombos da semana passada.

Por fim, os mercados asiáticos fecharam o seu primeiro pregão da semana majoritariamente em baixa, com os investidores avaliando uma série de dados econômicos chineses.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.