Ibovespa abre em queda com falas de Lula e reunião do Copom no radar

Nesta terça-feira (18), o Ibovespa abriu sua sessão em queda de 0,06%, aos 119.071,17 pontos. Ontem, o índice brasileiro recuou mais uma vez e está na beira de perder os 119 mil pontos.

O mercado volta suas atenções as falas do presidente Lula sobre o Banco Central, e também para a reunião do Copom marcada para amanhã.

No cenário local, os investidores estão mais cautelosos diante de temores com o equilíbrio fiscal antes da decisão do Copom. A expectativa é alta para saber o que será feito, uma vez que o Focus e pesquisa da Reuters mostrarem que o consenso é de pausa no ciclo de cortes.

Além disso, as falas de Lula preocupa o mercado, pois o presidente questionou a Selic ainda alta e voltou a fazer duras críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Nos Estados Unidos, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, divulgou hoje (18), que as vendas no varejo em maio sobem 0,1%, de -0,02%. O indicador veio levemente abaixo do consenso, que esperava uma alta de +0,2%.

Outro ponto para os investidores americanos são os dados e falas de integrantes do BC americano. Com isso, os s índices futuros em Wall Street operam sem direção única.

No velho continente, a Eurostat, o departamento de estatística do bloco, divulgou que a Inflação ao consumidor da zona do euro sobe +0,2% na passagem de abril para maio. Na comparação anual, o CPI subiu +2,6%, dentro do esperado pelo mercado.

Assim, os principais índices da Europa operam em alta nesta manhã, com política e reuniões de BCs no foco.

Por fim, na Ásia, os principais índices fecharam com alta em sua maioria, com a recuperação de Wall Street durante a noite e também com o monitoramento da decisão do Banco Central da Austrália sobre a taxa de juro.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.