MZ Realiza evento sobre Estudo FRE 2024; Veja como foi

Na última sexta-feira (14), a A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, realizou um evento Estudo Global do Formulário de Referência (FRE) 2024. A cerimônia aconteceu em São Paulo, na Arena MZ, e contou com a participação de grandes nomes do segmento, como o CFO da MZ Cássio Rufino, e Ângela Pugliesi, presidente da W-CFO Brasil.

Além do evento, foi divulgado também a quarta edição do Estudo Global do Formulário de Referência (FRE) 2024, que analisa as práticas e informações divulgadas por empresas de capital aberto no Brasil. Este ano, foram analisadas 346 empresas listadas na B3, uma queda de 34% em relação ao ano anterior, refletindo a situação econômica e as mudanças no mercado.

Distribuição de Gênero na Liderança Ainda é Desafiadora

Apesar de pequenos avanços, a disparidade de gênero na alta administração das empresas permanece um desafio. Houve um aumento de menos de 2 pontos percentuais na presença de mulheres em cargos de Diretora Presidente e Diretora de Relações com Investidores (DRI). No entanto, a proporção de CEOs homens continua acima de 95%. No setor de Saneamento Água & Gás, houve uma redução significativa na proporção de mulheres na Diretoria Executiva, enquanto o setor de Telecomunicações tem a maior representatividade feminina no Conselho de Administração, com 24%.

Crescimento na Adoção de Práticas ESG

A adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) está em crescimento. Em 2024, 73,4% das empresas afirmaram seguir práticas ESG, um aumento de 24 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Entre estas, 89,4% consideram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e 53,9% seguem as Recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD). A periodicidade da divulgação dessas práticas continua sendo anual, com mais de 80% das empresas utilizando o Relatório Anual e/ou de Sustentabilidade como principal meio de divulgação.

Principais Métricas Financeiras

As métricas financeiras mais utilizadas pelas empresas apresentaram variações. O EBITDA foi a métrica mais recorrente, com uma frequência de 126%, significativamente maior que os 75% do ano passado. Receita e CAPEX foram as outras métricas destacadas, cada uma com uma frequência de 73%, refletindo ligeiras variações em comparação com o ano anterior.

Diversidade e Inclusão: Um Longo Caminho a Percorrer

A diversidade racial e de gênero nas empresas ainda apresenta desafios. A autodeclaração de mulheres na Diretoria Executiva caiu 2 pontos percentuais, representando agora 13,4% dos cargos. No Conselho de Administração, houve um pequeno aumento de 1 ponto percentual, com mulheres ocupando 15,3% das cadeiras. Em termos de diversidade racial, a maioria dos membros da Diretoria Executiva (84,7%) e dos Conselhos de Administração (81,8%) se autodeclararam brancos.

Perfil dos Funcionários nas Empresas

Dos mais de 32 milhões de funcionários nas empresas analisadas, 53,5% são homens, um aumento de 27% em relação ao ano passado. Em cargos de liderança, essa proporção subiu para 52,1%. A maioria dos funcionários (40,2%) se autodeclararam brancos e, entre os líderes, essa proporção é de 57,9%. Geograficamente, metade dos funcionários está na região Sudeste e 43% no Norte, mantendo as mesmas distribuições do ano anterior.

Conclusão

O Estudo Global do Formulário de Referência 2024 revela importantes avanços nas práticas de sustentabilidade e governança corporativa, mas também destaca a necessidade urgente de ações mais eficazes para promover a diversidade de gênero e racial nas empresas. Para acessar o estudo completo, visite o site da MZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.