O Detran-CE anunciou um importante passo para a inclusão social através do Programa CNH Popular, que oferece a primeira habilitação, sem custos, para cidadãos de baixa renda. Esta iniciativa busca facilitar o acesso a novas oportunidades de emprego e mobilidade para a população cearense.
A partir desta segunda-feira, 24 de abril de 2024, três cidades serão incorporadas ao programa. Os munícipes de Maracanaú, Limoeiro do Norte e Itapipoca agora poderão, através de agendamento prévio, dar início ao processo de obtenção da CNH gratuita.
O que é o CNH Popular?

Iniciado há alguns anos, o Programa CNH Popular é uma iniciativa do governo estadual, destinada a facilitar o acesso dos cidadãos de baixa renda à Carteira Nacional de Habilitação. Através desta ação, o Detran-CE auxilia indivíduos que buscam a habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis), promovendo maior inclusão social e economicamente produtiva.
Como se inscrever para o CNH Popular?
Os interessados devem visitar o site oficial do Detran-CE e procurar pela opção “acompanhe sua inscrição” para realizar o agendamento. É fundamental que os candidatos estejam atentos às datas e horários disponíveis nas autoescolas dos municípios participantes.
Após o agendamento online, os candidatos passarão por diversas etapas, incluindo testes e aulas práticas, em um processo que deve ser completado dentro de um máximo de 12 meses. É essencial que todos os prazos sejam respeitados para evitar desqualificação e perda do benefício.
Cuidados necessários para evitar golpes
O Detran-CE faz um importante alerta sobre tentativas de fraudes. Os agendamentos e informações só devem ser acessados através do site oficial. Emails, mensagens por aplicativos ou redes sociais, solicitando dados ou oferecendo links externos, devem ser ignorados para garantir a segurança das informações dos candidatos.
- Cheque sempre o site oficial para informações e agendamentos.
- Desconfie de ofertas recebidas por email ou redes sociais.
- Nunca compartilhe dados pessoais sem certificar-se da segurança da fonte.
Com a expansão do Programa CNH Popular para mais três municípios, o Detran-CE espera não apenas aumentar o número de habilitados, mas também contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e acessibilidade dos cearenses.