Ibovespa fecha em alta com Copom e falas do presidente Lula no foco

Nesta quinta-feira (20), o Ibovespa fechou sua sessão em alta de 0,15%, aos 120.445,91 pontos. O índice brasileiro estava subindo mais, porém, o Ibovespa instável após falas de Lula.

O mercado reagiu bem a taxa de juros em 10,50%, o que já era esperado pelo mercado, porém o discurso de Lula deu uma acalmada nos ânimos.

 Hoje, o presidente Lula voltou a atacar o Banco Central ao dizer que a autarquia tomou o lado de especuladores do mercado. Com a decisão de interromper o ciclo de cortes da taxa Selic, disse Lula, quem perde é o povo brasileiro.

Além de fazer o índice perder tração, o dólar voltou a avançar e fechou em alta de 0,37%, cotado a R$ 5,46.

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street terminaram o pregão de forma mista, reagindo aos dados americanos e as falas dos membros do Fed. Além disso, outro destaque foi o S&P 500 atingiu a marca de 5.500 pontos pela primeira vez na história, antes de virar para queda e terminar no vermelho.

Anderson Silva, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital, conversou com o portal da BM&C News e destacou as ações do pregão de hoje.

Entre as maiores altas, Silva destaca as “RECV3, USIM5 e SMTO3, sem nenhum driver específico para alta desses ativos, exceto por SMTO3, que teve divulgação de dados recentes que animaram alguns investidores. Outra alta é de Petrobras, que sobe acompanhando a alta do petróleo lá fora”.

No campo negativo, de acordo com o especialista são as “figurinhas repetidas como AZUL4, MRVE3 e CRFB3 continuam seu movimento de queda. O dólar alto prejudica companhias aéreas e com isso vemos a Azul sofrendo hoje”.

Por fim, o sócio da GT Capital fala sua opinião sobre a bolsa brasileira e uma perspectiva para o futuro. “Os investidores estrangeiros estão movendo seus recursos de risco para outros países emergentes que demonstram melhores perspectivas do que o Brasil”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.