Em campanha, político francês de direita é agredido e sofre AVC

foto: reprodução

Um candidato do Rassemblement National (RN), partido de direita favorito para as eleições de 30 de junho na França, foi agredido nesta quinta-feira, 20 de junho, em um mercado de Saint-Étienne, no Loire, por indivíduos “encapuzados”, de acordo com membros do partido que presenciaram o incidente.

O Ministério Público da cidade abriu uma investigação sobre o caso. O candidato Hervé Breuil, de 68 anos, que possui um marca-passo, sofreu um “AVC” após o ataque e foi levado ao hospital.

O ataque ocorreu por volta das 11h30, enquanto Hervé Breuil e quatro ativistas do partido faziam uma caminhada de campanha no mercado. Eles foram agredidos por um “grupo de pessoas mascaradas” e “vestidas de preto.” Os ativistas do RN, majoritariamente idosos, foram empurrados, insultados e tiveram “respingos de água e farinha” jogados sobre eles, conforme informou a promotoria.

Em estado de choque, Hervé Breuil sofreu um “derrame” e caiu. Os serviços de emergência intervieram rapidamente e ele foi transportado para o Hospital Universitário de Saint-Étienne, onde ainda estava internado na noite de quinta-feira, 20. Várias queixas foram apresentadas após o ataque. O Ministério Público declarou que aguarda as denúncias e os atestados médicos para caracterizar os fatos.

“Todo o meu carinho vai para Hervé Breuil e os amigos do Loire. Vocês são o orgulho deste país”, declarou a porta-voz do Rassemblement National, Laure Lavalette. “Nosso compromisso não vacilará diante de qualquer violência. Mantenham-se firmes”, acrescentou ela. Marine Le Pen, por sua vez, desejou-lhe uma “rápida recuperação” no Twitter e denunciou a “extrema esquerda pronta a fazer tudo para semear o caos”.

As eleições legislativas antecipadas ocorrerão na França em dois turnos, nos dias 30 de junho e 7 de julho, após a dissolução da Assembleia Nacional por Emmanuel Macron.

O post Em campanha, político francês de direita é agredido e sofre AVC apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.