Segundo Lote da Restituição do Imposto de Renda 2024: O que você precisa saber

À medida que o calendário avança, a expectativa cresce entre os contribuintes que aguardam o segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2024. Com a data marcada para 28 de junho, muitos se questionam sobre como conferir os valores e garantir que tudo esteja correto para evitar qualquer contratempo. Aqui, trazemos informações cruciais para você estar preparado e verificar tudo a tempo.

No início de cada ano fiscal, milhões de brasileiros submetem suas declarações à Receita Federal, buscando cumprir suas obrigações tributárias e, claro, receber de volta os valores pagos a mais. Em 2024, além das restituições do ano corrente, beneficiários residuais de anos anteriores também foram contemplados, ampliando o universo de beneficiados no primeiro lote.

Quem recebe primeiro?

Segundo Lote da Restituição do Imposto de Renda 2024: O que você precisa saber
Segundo Lote da Restituição do Imposto de Renda 2024: O que você precisa saber

Uma dúvida comum é saber quem são os primeiros a receber a restituição. Prioritariamente, idosos, pessoas com deficiência e professores estão na frente da fila de pagamento. Especificamente para 2024, os moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados por calamidades recentes também receberam prioridade no recebimento.

Como verificar se você tem direito à Restituição do Imposto de Renda?

Acessar as informações sobre sua restituição é simples. Dirija-se ao portal oficial da Receita Federal, selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida “Consultar minha restituição”. Este procedimento não apenas indica se há valores a serem restituídos, como também oferece uma visão geral sobre a situação da sua declaração.

Calendário de liberação dos lotes

  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 28 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 30 de agosto
  • Quinto e último lote: 30 de setembro

Para quem não configurou o recebimento via PIX ou não informou uma conta bancária, é essencial saber que, se o valor não for resgatado num período de um ano, será necessário solicitar a restituição não resgatada através da plataforma e-CAC da Receita Federal, selecionando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Dicas para evitar a malha fina do Imposto de Renda

Ninguém quer enfrentar problemas com a Receita Federal, especialmente cair na temida malha fina. Para evitar esse desgosto, assegure-se de que todas as informações fornecidas na sua declaração sejam precisas e completas. Utilizar a declaração pré-preenchida e atualizar frequentemente seus dados são práticas inteligentes que podem poupar você de atrasos na restituição e problemas fiscais futuros.

Se, por acaso, você perdeu o prazo de entrega da declaração e foi penalizado com multa, saiba que ainda é possível enviar a declaração para regularizar sua situação. Manter-se organizado e atento aos prazos e detalhes pode garantir que seu nome continue em boa situação no cadastro da Receita Federal, evitando problemas e garantindo que você receba o que é seu por direito sem maiores complicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.