INSS começa a pagar aposentadorias antecipadas para algumas regiões. Confira!

A partir desta segunda-feira, 24 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento dos benefícios como aposentadorias e pensões para o mês de junho. Uma atenção especial foi dada aos moradores das áreas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, onde os pagamentos foram realizados no primeiro dia do calendário para auxiliar aqueles em condição de emergência.

Contrariando rumores que circularam nas redes sociais, o INSS esclareceu que não há uma generalização na antecipação dos pagamentos – esta condição é exclusiva para os residentes no RS afetados pelas calamidades recentes.

Imagem: Internet.

Como funciona o calendário de pagamento do INSS?

O INSS organiza os pagamentos de seus benefícios de acordo com o número final do benefício dos segurados, excluindo-se o dígito verificador. Os pagamentos são realizados inicialmente para aqueles que recebem até um salário mínimo, em 2024 equivalente a R$ 1.412. Posteriormente, são realizados os pagamentos para benefícios que ultrapassam esse valor, até o teto previdenciário.

Quem são os primeiros a receber?

Os primeiros a receber são os cidadãos cujos benefícios equivalem a até um salário mínimo. Essa organização ajuda a facilitar o acesso aos recursos especialmente para aqueles que dependem integralmente desses valores para o sustento mensal.

Entenda as datas de pagamento e consultas

Os beneficiários do INSS podem facilmente conferir as datas de pagamento e detalhes dos benefícios por meio do portal Meu INSS ou pelo aplicativo do mesmo nome, disponível para dispositivos Android e iOS. Através do serviço de “Extrato de Pagamento”, é possível verificar as datas específicas de liberação dos fundos e os valores detalhadamente. Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível obter informações através da Central de Atendimento do INSS, pelo número 135.

  • Acesso o Meu INNS e faça login;
  • Selecione “Extrato de Pagamento”;
  • Escolha o mês desejado para verificar detalhes do pagamento;
  • Se necessário, é possível baixar o comprovante em formato PDF.

A precisão na data de pagamento e a facilidade de acesso às informações são parte do compromisso do INSS em garantir transparência e eficiência no repasse dos benefícios previdenciários. Os pagamentos seguirão o cronograma estabelecido até o final do ano de 2024, segurando que todos os beneficiários recebam seus devidos valores de forma organizada e previsível.

Perguntas Frequentes sobre os Pagamentos do INSS

  1. Posso alterar a conta para recebimento do benefício? Sim, o beneficiário pode indicar uma nova conta-corrente ou poupança para recebimento dos valores.
  1. O que fazer se não receber o benefício na data prevista? É necessário entrar em contato com o INSS através do site Meu INSS ou pelo telefone 135 para verificar o motivo do atraso.
  1. Como verificar se há empréstimos descontados no benefício? Por meio do Extrato de Empréstimo disponível na plataforma Meu INSS, é possível conferir todos os detalhes.

Conclusão

O sistema de pagamento de benefícios do INSS é projetado para assegurar que todos os beneficiários recebam seus recursos pontualmente e sem complicações. Com as ferramentas online, os segurados podem manter-se informados e gerenciar seus benefícios de maneira eficaz e cômoda. Para dúvidas ou problemas, os canais de atendimento do INSS estão à disposição para oferecer todo o suporte necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.