Exportação de carne bovina bate recorde no semestre

No primeiro semestre de 2024, a exportação de carne bovina brasileira atingiu um recorde histórico, com 1,29 milhão de toneladas exportadas, representando um aumento de 27,3% em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Este desempenho recorde resultou em um faturamento de US$ 5,69 bilhões, um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre de 2023. O aumento na exportação e no faturamento reflete a forte demanda internacional por carne bovina brasileira e as melhorias nos processos de exportação adotados pelas indústrias.

A demanda por carne bovina brasileira tem se mantido elevada em diversos mercados, como China, Estados Unidos e União Europeia. Segundo a Abiec, a qualidade do produto e a capacidade de atender a grandes volumes contribuíram para esse aumento expressivo.

A exportação de carne bovina não deve ter imposto zero

Muitas notícias envolvendo o setor de frigoríficos movimentaram a semana. Havia expectativa para que o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados incluísse as carnes na cesta básica, o que reduziria o imposto. Porém, na última discussão os parlamentares voltaram atrás e retiraram a possibilidade de isenção da alíquota sobre proteínas animais. Em suma, a medida pode impactar o custo de produção e, consequentemente, os preços no mercado interno .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.