Chama o VAR! O que está por trás das seguidas revisões do Payroll?

O Payroll divulgado nesta sexta, 05, foi um pouco melhor nas manchetes, mas no geral, o relatório é mais um sinal de que a economia americana está desacelerando. No entanto, o que vem chamando atenção de especialistas não é a divulgação dos últimos dados e sim a recontagem dos índices dos meses anteriores. “A criação de empregos no setor privado foi fraca e as revisões do mês anterior mais uma vez foram negativas, infelizmente tem sido uma constante nos últimos meses revisões baixistas de dados anteriormente bons”, diz o especialista em análise macro, Fabio Fares.

Para o comentarista da BM&C News, as frequentes revisões pra baixo permitem uma interpretação de algo perigoso: a de que o Payroll pode estar sendo usado politicamente. “Fica a impressão de tentar mostrar uma foto da economia que não é verdadeira, o famoso tapar o sol temporariamente com a peneira”, complementa Fares.

William Castro Alves, estrategista chefe da Avenue, faz uma alusão ao VAR, instrumento usado em disputas esportivas que revisa decisões dos árbitros. “O pessoal que calcula o payroll teve que chamar o VAR. Quando você olha a revisão dos últimos dados: são 111 mil postos de trabalho a menos, nos últimos dois meses. É muita coisa”, analisa ele. Veja o vídeo aqui.

payroll mercado trabalho
Os comentaristas da BM&C News, William Castro Alves e Fabio Fares

O que é o Payroll

O Nonfarm Payroll, refere-se ao relatório mensal de emprego dos Estados Unidos divulgado pelo Bureau of Labor Statistics. Esse relatório mede a variação no número de empregos na economia americana, excluindo o setor agrícola, empregados domésticos, ONGs e o setor público.

Este dado é importante porque serve como um termômetro da economia americana, oferecendo insights sobre a saúde do mercado de trabalho e, por extensão, sobre o desempenho econômico geral. Altos números de Payroll indicam crescimento econômico e criação de empregos, enquanto baixos números podem sinalizar desaceleração econômica. Além disso, o relatório influencia decisões de políticas monetárias do Federal Reserve, afetando taxas de juros, inflação e mercados financeiros. Leia mais análises do tema aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.