Ibovespa fecha estável com IPCA e CPI no radar

Segundo a análise de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro CFP®️ e fundador da Eu me banco, que capacita e forma profissionais para atuação na área de investimentos, a semana começou com alta tímida do Ibovespa com investidores monitorando a divulgação de dados importantes como o IPCA e o CPI.

Entre as altas do dia temos papeis ligados a commodities como Petrobras e PetroRio subindo seguindo a alta do petróleo lá fora, que se recupera após fortes perdas na última semana. Vale também sobe acompanhando o otimismo com a commoditie.

Já entre as quedas, se destacam papeis ligados ao varejo como Soma, Arezzo, Lojas Renner, Carrefour e Vivara refletindo o receio do mercado com dados de IPCA que sairão amanhã e juros futuros em alta. Caso a inflação venha acima do esperado, ficará mais difícil termos uma queda maior de juros por aqui, o que prejudica os papeis ligados ao consumo.

Ibovespa

Além disso, tivemos o Boletim Focus trazendo uma expectativa de elevação do IPCA para este ano de 3,88% para 3,90% com a inflação de 2025 também avançando de 3,77% para 3,78%. A projeção para a Selic continuou em 10,25% para 2024. Com uma inflação mais alta, podemos esperar juros altos também para controlar a inflação, o que não ajuda os papeis do setor.

Dólar sobe refletindo o cenário de aversão a risco e falas de Haddad da últiam sexta-feira que não foram bem recebidas pelo mercado.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices

Adicionar aos favoritos o Link permanente.