Boletim Focus: projeções para a inflação e PIB são divulgadas, analista comenta

Nesta segunda-feira (08), o Banco Central divulgou o Relatório Focus, e nele foi falado que as projeções dos analistas para a inflação em 2024 e 2025 continuaram em alta nesta semana.

A estimativa do IPCA para este ano passou de 4,0 para 4,02%, na 9ª semana seguida de alta, enquanto a previsão para a inflação de 2025 avançou de 3,87% para 3,88%

Já o o produto interno bruto (PIB), a mediana das projeções de 2024 subiu de 2,09% para 2,10%. A previsão para o próximo ano, que estava em 1,98%, passou para 1,97%.

Por fim, a taxa básica de juros (Selic) se manteve em 10,50% em 2024, enquanto a estimativa para 2025 continuou em 9,50%.

Felipe Uchida, Head do Departamento de Análises Quantitativas e Sócio da Equus Capital, conversou com o portal da BM&C News e analisou o impacto do novo relatório.

Uchida explica que a Equus Capital elabora semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), utilizando Inteligência Artificial para coletar e analisar dados, permitindo estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração na próxima reunião do Copom. “Atualmente, o IEPS indica uma probabilidade de manutenção de 821%, frente aos 748% da semana anterior. Vale ressaltar que, no dia da última reunião do Copom, este percentual estava em 760%”, aponta o sócio.

Uchida destaca que “esse cenário é impactado pela percepção de melhora do cenário inflacionário nos Estados Unidos, que atrai fluxo de capitais para mercados desenvolvidos, e pela piora da percepção de risco doméstico no Brasil devido à situação fiscal deteriorada e aos recentes ruídos políticos”.

Para finalizar, Uchida afirma que “a combinação desses fatores eleva a incerteza no mercado local, influenciando as expectativas de política monetária”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.