É importante acrescentar que a atividade não se limita a preparar a massa que será assada, já que entre as atribuições estão: gerenciamento do estoque e da cozinha, seleção de materiais, elaboração de novas receitas, entre outras.
Caso o profissional trabalhe em padarias, confeitarias ou outros estabelecimentos similares, também fica responsável pela produção de doces, salgados, bolos, e ainda, preparando uma apresentação visual impecável dos alimentos em exposição.
Vale acrescentar que quando se fala em padeiro, lembramos dos pães, um dos alimentos mais antigos e consumidos pela humanidade. Alguns estudos apontam que os primeiros registros na produção foram verificados na região da Mesopotâmia há seis mil anos.
De acordo com o Sebrae, até o final de 2023, foram registrados o funcionamento de 292,7 mil empresas de panificação. Outra informação relevante foi divulgada pelo IDEAL (Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação), confirmando que o setor obteve um crescimento de 12,5%, já que o faturamento foi de R$ 58 bilhões, ou seja, R$ 7 bilhões a mais que o ano anterior.
Na avaliação de consultores do setor, um dos fatores que motivaram o crescimento no consumo foi a diversificação de opções do produto. Dois exemplos de preparos que têm bastante procuram no mercado são os pães artesanais e as opções que levam outros tipos de cereais ou grãos.
A última opção atende milhares de consumidores com intolerância a glúten ou diagnosticados com doença celíaca (proteína existente na farinha de trigo que causa distúrbios na saúde de algumas pessoas). Por isso, é preciso reforçar que para atuar como panificador, a pessoa precisa adquirir conhecimentos técnicos sobre os ingredientes e o modo de preparo.
No Senac EAD, são ofertados cursos para quem deseja aprender a preparar Pães Caseiros e Artesanais em casa, ou ainda para aprimorar os conhecimentos no trabalho de panificação. Acesse o site e confira detalhes da capacitação.
Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
aline.silva@inpresspni.com.br