Ibovespa opera em alta com IPCA e EUA no foco

Nesta quarta-feira (09), o Ibovespa iniciou sua sessão em alta de 0,42%, aos 127.640,98 pontos. O índice brasileiro segue em sua sequência de altas no mês de julho.

O mercado reagem a divulgação do IPCA mais cedo, e ficam à espera das falas do presidente do Fed, Jerome Powell.

No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, que teve alta de 0,21%, ficando 0,25 ponto percentual abaixo da taxa de 0,46% registrada em maio, e abaixo do consenso.

No acumulado de 12 meses, o indicador IPCA sobe +4,23%, diante de projeção dos analistas de +4,35%. No ano de 2024, o IPCA acumula alta de 2,48%.

No âmbito político, a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira o regime de urgência para o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, que começará a ser discutido em Plenário nesta quarta. 

Nos Estados Unidos, os investidores ficam na expectativa para novas declarações de Powell perante à Câmara americana. Além disso, será divulgado o estoque de petróleo bruto no país.

Assim, os índices futuros em Wall Street operavam em alta nesta manhã.

Na Europa, os principais índices do continente operam em alta nesta manhã, com expectativas de lucros corporativos, enquanto os investidores aguardam o segundo dia de depoimento do presidente do Fed, Jerome Powell, em busca de mais pistas sobre os juros.

Por fim, na Ásia, os principais índices do continente fecharam de forma mista, com novo recorde em Tóquio e perdas na China após dados locais de inflação.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado em nosso Youtube:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.