Ibovespa opera em alta com exterior no radar

Nesta quinta-feira (11), o Ibovespa iniciou sua sessão em alta de 0,65%, aos 128.044,24 pontos. O índice brasileiro busca manter os 128 mil pontos.

O mercado reage ao CPI americano e os números de varejo mais fortes que esperado.

No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o indicador das vendas no varejo. O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,2%, na comparação com abril.

No âmbito político, a Câmara dos Deputados aprovou ontem o primeiro projeto de lei complementar que regulamenta a Reforma Tributária, disciplinando os novos tributos.

Nos Estados Unidos, o Índice de preços ao consumidor (CPI) de junho tem deflação de 0,1%, abaixo da expectativa do mercado, que era alta de 0,1%. O outro dado divulgado foi pedidos iniciais de seguro-desemprego esta semana ficaram em 222 mil, também abaixo do consenso de 236 mil.

Assim, os índices futuros em Wall Street operam em baixa nesta manhã.

Na Europa, o ONS, o escritório nacional de estatísticas do Reino Unido, divulgou dois dados importantes, sendo eles o PIB britânico e a produção industrial.

Atividade econômica da segunda maior economia da Europa avançou 0,4% em maio, após um aumento de 0,2% em abril. Vale lembrar que os economistas acreditavam em outro aumento mensal de 0,2%. Por outro lado, a produção industrial do Reino Unido avançou 0,2% em maio ante abril. Na comparação anual, a produção industrial britânica teve alta de 0,4% em maio. Neste caso, a expectativa era de recuo de 0,3%.

Assim, os principais índices europeus operam em alta nesta manhã.

Por fim, os mercados asiáticos fecharam o dia com alta generalizada, com a de Tóquio atingindo nova máxima histórica, após um rali em Wall Street.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.