Aprovação do governo Lula chega a 50%, aponta Ipec

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta sinais de estabilidade, segundo pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta quinta-feira (11). O levantamento, realizado entre os dias 4 e 8 de julho de 2024, indica que 50% dos brasileiros aprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 44% desaprovam. Outros 6% dos entrevistados não souberam responder.

Comparado aos dados de março, a aprovação do presidente subiu 1 ponto percentual, enquanto a desaprovação diminuiu na mesma proporção. Na pesquisa anterior, 48% dos entrevistados aprovavam a gestão de Lula, e 45% a desaprovavam.

A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros sobre a administração do governo. Segundo os dados, 37% consideram o governo Lula como “bom/ótimo”, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a março, quando o índice era de 33%. Em contrapartida, 31% avaliam o governo como “ruim/péssimo”, uma ligeira queda em comparação aos 32% registrados anteriormente.

Esse movimento na avaliação reflete uma mudança positiva na percepção popular desde dezembro de 2023, quando 38% consideravam o governo “bom/ótimo” e 30% “ruim/péssimo”.

A pesquisa do Ipec entrevistou 2 mil pessoas em 129 municípios, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. Ainda de acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados classificaram o governo como “regular” e 2% não souberam responder.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.