Ibovespa fecha novamente em alta aos 128 mil pontos

Segundo análise de Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, nesta quinta-feira (11), os investidores receberam mais um dia de bolsa trabalhando no positivo por uma combinação de fatores. Um deles é a aprovação da regulamentação da Reforma Tributária pela Câmara, o que trouxe bastante otimismo, principalmente quando a gente olha a questão fiscal. Na semana retrasada, tivemos uma tensão em relação a falas do governo, à responsabilidade fiscal e isso faz muito preço local. Então isso acabou soando com um tom bem positivo.

Em termos de dados, hoje nós tivemos o CPI americano, que trouxe mais um drive positivo. O esperado era basicamente uma alta de 0,1% e o dado veio negativo em 0,1%, então isso aumenta a expectativa de que o FED venha a cortar juros esse ano.

Olhando o Brasil, também tivemos dados do IBGE, que acabou mostrando um crescimento de 1,2% nas vendas no varejo, que foi realmente um dado acima da expectativa. Isso acabou de fato impulsionando todo o mercado local das varejistas, lembrando que são ativos muito mais sensíveis ao cenário de juros, então mais um dia esses ativos estão trabalhando de forma positiva.

Conheça fundo de investimento que rendeu +220% que o Ibovespa em 2023
Foto: FreePik

Então, em relação às altas, tivemos realmente uma performance positiva de Telefônica, que foi um destaque entre as elevações de recomendação por parte do Morgan Stanley. A gente sabe que qualquer alteração em mudança de recomendação de neutra para positiva ou aumento de target para as ações acaba repercutindo muito aqui no local.

Dos demais ativos, sobem aqueles mais sensíveis a juros, então Cogna também se destaca entre as maiores altas do dia, além de Lojas Renner. Depois seguimos com as construtoras. Então basicamente, se destacam ativos cíclicos que acabam surfando em uma alteração na curva de juros e acabaram se beneficiando hoje com as maiores altas do dia.

Entre os ativos que estão trabalhando de forma negativa, temos Assai. Basicamente um ponto que o mercado está olhando é que o maior concorrente, no caso o Carrefour, pode ter uma performance superior, então tivemos hoje Carrefour trabalhando de uma forma positiva e Assai mais negativa, liderando a queda do Ibovespa.

Temos Prio também em movimento de realização de lucros. Quando a gente olha no retrovisor aí do mês passado para cá, é um ativo que teve uma alta aproximada de uns 15% sequenciais, então nada mais comum do que um dia de realização. Sabesp também vem com um movimento bem forte, principalmente em relação à expectativa pela precificação da oferta das ações, que agora ocorre no dia 18, então isso aí acaba gerando uma realização. Nada além de um movimento natural de mercado de realização.

E em relação ao dólar e os juros, basicamente no câmbio tivemos uma desaceleração recorrente nos dias anteriores, e basicamente hoje também com um movimento mais técnico de realização.O dado de manhã do CPI foi positivo. De fato, o câmbio refletiu isso pela manhã. Porém, nós temos que olhar o quanto o dólar acabou realizando a alta que teve nos últimos dias. Então, hoje os investidores que tiveram posições vendidas acabaram realizando e isso acabou gerando uma leve alta no câmbio.

Os juros também seguem no mesmo viés, com realização da curva. Claro, temos essa influência das treasuries americanas que acabaram pressionando um pouco a curva de juros, mas também nenhum movimento muito atípico, nada fora de uma realização. O CPI realmente é um dado importante, é muito bem recebido pelo mercado e acaba reforçando a expectativa de corte de juros pelo FED, então isso aí acaba sendo positivo tanto para o Brasil quanto lá fora. A gente consegue ver que realmente a economia vem aí no soft landing e isso acaba trazendo uma realocação por parte de países emergentes e um fluxo positivo para o Brasil.

Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:

  • Ibovespa:
  • S&P 500: 5.584,46 (+0,88%)
  • Nasdaq: 18.283,41 (+1,95%)
  • Dow Jones: 39.753,49 (+0,08%)
  • Dólar: R$ 5,44 (+0,55%)
  • Euro: R$ 5,91 (+0,9%)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.