China quebra recordes com venda de carros elétricos no Brasil

O primeiro semestre de 2024 foi marcante para o mercado automotivo brasileiro. A China conseguiu quebrar recordes ao vender mais de 62 mil carros elétricos no país. Esse impressionante número representa 91,4% do total de automóveis elétricos importados durante esse período, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Em um distante segundo lugar, encontra-se Hong Kong, que vendeu 4 mil unidades para o Brasil. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2023, a China havia negociado modestos 863 carros elétricos com o mercado brasileiro. Este salto expressivo demonstra a crescente liderança da China em tecnologia de eletrificação automotiva.

China quebra recordes com venda de carros elétricos no Brasil
Fonte da imagem: Revista Carro

Como a China lidera em tecnologia de eletrificação?

O total de veículos elétricos importados da China somou um valor impressionante de US$ 1,2 bilhão, que representou 88,7% do total importado pelo Brasil. Segundo Ricardo Bastos, diretor da GWM e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), a China lidera indiscutivelmente em tecnologia de eletrificação.

“Em um primeiro momento, os veículos são importados, a tecnologia é importada até pela necessidade de apresentar essa tecnologia ao consumidor local”, explicou Bastos. Ele prevê que, a partir de 2025, a GWM começará a fabricar carros elétricos no Brasil.

Por que a China domina o mercado brasileiro de carros elétricos?

A liderança da China não se resume apenas à tecnologia. O país também liderou a venda total de veículos no Brasil no primeiro semestre de 2024, com 129 mil unidades, correspondendo a 57,5% dos automóveis importados no período.

Além de carros elétricos, a China domina também o mercado de veículos híbridos, superando até a Argentina, que era a maior vendedora até 2023. Este domínio chinês é sustentado por investimentos substanciais, com destaque para a chinesa BYD, que investiu R$ 5,5 bilhões para estabelecer três fábricas em Camaçari, na Bahia, com previsão de produzir até 150 mil veículos por ano.

Impacto do aumento do imposto de importação dos carros

Não obstante todo o sucesso, o mercado brasileiro de carros elétricos enfrenta desafios. A partir de julho de 2024, a alíquota do imposto de importação sobre carros elétricos aumentou de 10% para 18%. Este aumento pode dificultar o crescimento desse segmento no Brasil.

Ricardo Bastos comentou: “O aumento do imposto de importação impactou de forma negativa as importações”. Apesar deste obstáculo, ele permanece otimista: “Estamos esperando que, até 2030, a venda de eletrificados como um todo represente um terço do mercado brasileiro.”

Quais são as perspectivas futuras para o mercado de carros elétricos no Brasil?

A perspectiva para o futuro é promissora. O Brasil está se preparando para não ser apenas um importador, mas também um produtor robusto de carros elétricos. Com a previsão de iniciar a produção local a partir de 2025, a expectativa é que a eletrificação no mercado automotivo brasileiro continue crescendo substancialmente.

Aqui estão os fatores que prometem influenciar o crescimento contínuo desse mercado:

  • Aumento da produção local: Empresas como GWM estão planejando começarem sua produção local, aumentando a disponibilidade e subsidiando os custos para o consumidor final.
  • Investimentos significativos: A exemplo da BYD, grandes investidores estão apostando no mercado brasileiro, o que deve criar um ambiente favorável para o crescimento.
  • Legislação e incentivos: Políticas governamentais voltadas para a sustentabilidade podem favorecer a expansão do mercado de veículos elétricos.

Portanto, apesar dos desafios como o aumento de impostos, o futuro do mercado de carros elétricos no Brasil parece brilhante, movido pela inovação e liderança tecnológica da China.

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