Políticos e autoridades lamentam morte do xilogravurista J. Borges

Foto: Museu do Pontal

Reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, com atuação na cultura e artesanato, o xilogravurista J. Borges faleceu nesta sexta (26), aos 88 anos, na casa onde morava, em Bezerros. Diversos políticos e autoridades prestaram homenagem ao mestre pernambucano.

Confira:

“J. Borges levou Bezerros, o Agreste e Pernambuco para o mundo. E vai deixar uma saudade imensa. Mas a sua grandiosidade permanecerá aqui pelas mãos de seus filhos, discípulos e centenas de xilogravuras que representam tão bem a nossa cultura. Meus pêsames aos familiares e amigos”.

Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco

“A força da cultura pernambucana se confunde com a trajetória de artistas como J. Borges, que, infelizmente, perdemos nesta sexta-feira aos 89 anos.

Nascido em Bezerros, José Francisco Borges retratou como ninguém em suas poesias, cordéis e, claro, xilogravuras, nossa religiosidade, nossa alegria e também nossa bravura.

Em nossos encontros, sempre fiz questão de reverenciá-lo e falar de sua importância para nossa cultura, que estará sempre presente nas nossas memórias. A J. Borges, obrigada por tudo e por tanto. Aos amigos e familiares, os meus sinceros sentimentos”.

Priscila Krause
Vice-governadora de Pernambuco

“Pernambuco e o Brasil perdem hoje um dos seus mais importantes artistas. Grande poeta, cordelista e xilogravador, J. Borges fez da sua arte instrumento para difundir e popularizar a cultura pernambucana e nordestina, retratando costumes, folguedos, o cangaço e a religiosidade de nossa gente.

Nascido em Bezerros, no Agreste, teve seu trabalho reverenciado no Brasil e no mundo. Foi reconhecido como Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Brasil e ainda o prêmio Unesco, na categoria Ação Educativa/Cultural.

Ou seja, o talento de J. Borges cruzou as fronteiras do estado e do país, enchendo os pernambucanos de admiração e orgulho e nos dando a certeza de que sua arte é eterna.

A Assembleia Legislativa se solidariza com familiares e amigos. Que Deus possa confortá-los neste momento de dor e saudade”.

Álvaro Porto
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

“Hoje, perdemos J. Borges, mestre xilogravurista, poeta e cordelista pernambucano, aos 88 anos. Sua arte contribuiu muito para a identidade visual do Nordeste e da xilogravura brasileira. Meus sentimentos à família e amigos”.

Margareth Menezes
Ministra da Cultura

“O Brasil perde hoje J. Borges, aos 88 anos. Ele é um dos maiores artistas do nordeste e do Brasil, e nos deixa uma valiosa obra na xilogravura, na poesia e também como cordelista. Meus sinceros sentimentos a toda a família, amigos e admiradores. Que Deus, em sua infinita misericórdia, o receba”.

Camilo Santana
Ministro da Educação

“Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de J. Borges, artista pernambucano que contribuiu de forma única para a cultura popular brasileira. Suas xilografias, cordéis e poesias, que capturam a essência e a vivacidade da arte nordestina, seguirão inspirando a todos nós.

Em nome de todos que, como eu, admiram seu trabalho e foram tocados pelo seu talento, expresso as mais sinceras condolências.

Que a sua memória e todo o seu legado sejam sempre lembrados com carinho e respeito”.

Jarbas Vasconcelos
Ex-senador da República

“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da partida do mestre da xilogravura, J. Borges. Sua arte faz parte do imaginário pernambucano, encantando a todos que a conhecem, ilustrou o nosso São João no ano de 2019 e tantos outros momentos especiais. Neste momento de tristeza, me solidarizo com a sua família e amigos, pedindo a Deus que conforte os seus corações.

Fica a saudade e a certeza de que seu legado será sempre preservado. Descanse em paz!”.

Rodrigo Pinheiro
Prefeito de Caruaru

O post Políticos e autoridades lamentam morte do xilogravurista J. Borges apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.