Quem é a vereadora presa por envolvimento com a facção Bonde dos 40

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB), eleita nas eleições municipais de 2024 com 2.925 votos, foi presa na manhã desta quinta-feira (3/4) durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal (PF). A parlamentar foi detida em sua residência, no bairro Jóquei, zona Leste de Teresina, e levada à sede da PF, acompanhada de uma mulher, seu advogado e tio.

Tatiana é fundadora da ONG Instituto Vamos Juntos, com sede na zona Norte da capital, entidade que também é alvo da operação. Segundo a Polícia Federal, há fortes indícios de que sua campanha eleitoral foi financiada com dinheiro de uma facção criminosa violenta com atuação no estado, o Bonde dos 40. Parte dos recursos teriam sido desviados da própria ONG. Durante uma fase anterior da investigação, a PF apreendeu R$ 100 mil em espécie nas instalações da instituição.

A Operação Escudo Eleitoral foi deflagrada para combater a atuação de grupos criminosos no processo eleitoral de 2024. Foram cumpridos oito mandados judiciais, incluindo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de funções públicas — entre eles, o cargo de vereadora ocupado por Tatiana e postos comissionados na Câmara Municipal de Teresina, na Assembleia Legislativa e na Secretaria Estadual de Saúde. As ordens foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí e cumpridas nas cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).

4 imagens

1 de 4

Polícia Federal

2 de 4

Polícia Federal

3 de 4

Polícia Federal

4 de 4

Polícia Federal

A PF também apura compra de votos com recursos ilícitos oriundos de facções. Segundo a investigação, Tatiana teria estreita relação com Alandilson Cardoso Passos, seu namorado, que foi preso em Minas Gerais em outra operação policial. Alandilson é investigado por tráfico de drogas, roubo qualificado, posse irregular de arma de fogo, e é apontado como integrante do Bonde dos 40, que atua na capital piauiense. Ele foi preso na companhia de Tatiana e já estava com passagem comprada para São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.