Quando o assunto é ter uma alimentação saudável, muito se fala sobre comer frutas, verduras e legumes — e vale adicionar uma xícara de chá ao combo. Nas últimas semanas, a coluna Claudia Meireles “transitou” por hortas à procura de infusões pouco conhecidas, sendo uma delas a elaborada com folha de caju. Para explicar os inúmeros benefícios da bebida, foi preciso recorrer à expertise da nutricionista Cibele Santos, de Brasília.
De acordo com a mestranda em nutrição, o chá de folha de caju contém compostos como polifenóis, flavonoides e vitamina C. Juntos, esses ativos são “responsáveis pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias” da infusão. Cibele destaca quanto à bebida também trazer na composição minerais, a exemplo do cálcio, ferro e potássio.
A seguir, a nutricionista elenca seis benefícios de consumir o chá de folha de caju:
- Anti-inflamatório: pode diminuir a inflamação do corpo, além de contribuir com a melhora de condições desencadeadas por esse quadro.
- Antioxidante: ajuda a combater os radicais livres e prevenir danos celulares.
- Regulador do açúcar no sangue: tende a ser benéfico para quem procura controlar os níveis de açúcar no sangue, ou seja, a glicose.
- Fortalecimento do sistema imunológico: engloba compostos bioativos que podem ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
- Melhora a saúde dental: dispõe de propriedades antibacterianas e, por isso, tende a auxiliar na melhoria da saúde bucal.
- Digestivo: ajuda no processo de digestão e no alívio de problemas estomacais.
A especialista salienta que a ingestão do chá de folha de caju tende a auxiliar na melhoria de condições como diabetes, inflamações, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e digestivos, por exemplo, a diarreia.

Modo de preparo do chá, conforme detalha a nutricionista
Ingredientes
- Folhas seca de caju
- Água
Instruções
- Ferva aproximadamente 1 litro de água em uma panela.
- Adicione de 5 a 10 folhas secas de caju na água fervente.
- Deixe ferver por em torno de 10 a 15 minutos.
- Desligue o fogo e espere o chá “repousar” por cinco minutos.
- Filtre o líquido e se sirva.
- Desfrute do chá quente ou frio, e adicione mel, se preferir.
Com relação às contraindicações, a nutricionista menciona que o chá de folha de caju não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes. “Consulte um médico primeiro”, orienta. Quem apresenta alergias conhecidas à planta de caju também não pode consumir a bebida. “Quem estiver tomando medicamentos específicos, deve consultar um nutricionista antes de incorporar novos suplementos alimentares à dieta”, instrui Cibele.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.