Atleta de vôlei de praia condenado por estupro é vaiado em sua estreia nas Olimpíadas

Steven van de Velde, jogador de vôlei de praia holandês, foi recebido com vaias ao entrar na quadra junto com seu parceiro Matthew Immers, em Paris, neste domingo. Van de Velde, que está estreando nas Olimpíadas, tem um passado controverso: foi condenado por estupro de uma menina de 12 anos em 2016.

As manifestações negativas da torcida foram mais intensas quando Steven van de Velde foi apresentado, ao contrário de Matthew Immers, que não recebeu a mesma reação. Alguns aplausos também foram ouvidos na arena situada aos pés da Torre Eiffel.

Van de Velde foi condenado a quatro anos de prisão na Grã-Bretanha pelo estupro ocorrido em 2014, quando ele tinha 19 anos. O atleta cumpriu parte da sentença antes de retornar à Holanda, onde voltou a competir no vôlei de praia em 2017.

Devido à repercussão negativa da participação de Van de Velde nos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico da Holanda decidiu não alojá-lo na vila olímpica, optando por uma moradia alternativa. Ele também está proibido de falar com a imprensa.

Mesmo assim, o Comitê Olímpico Internacional (COI) enfrentou críticas pela presença do atleta nos jogos, com alegações de que a decisão poderia transmitir uma mensagem perigosa aos estupradores e causar “danos colaterais” às vítimas de abuso sexual, conforme reportado pelo jornal britânico The Guardian.

Entenda o Caso

Em 2014, Steven van de Velde, então com 19 anos, viajou de Amsterdã, na Holanda, para Milton Keynes, no Reino Unido, para encontrar uma estudante de 12 anos que conhecera pela internet. Apesar de saber que a vítima era menor de idade e virgem, ele a forçou a ter relações sexuais.

O crime veio à tona quando a menina, cuja identidade foi preservada, procurou uma clínica médica para tomar uma pílula do dia seguinte, a pedido de Van de Velde. Em 2016, ele foi sentenciado a quatro anos de prisão pelo estupro.

A estreia de Van de Velde e Immers nos Jogos Olímpicos foi contra a dupla italiana Alex Ranghieri e Adrian Carambula.

Fonte: Gazeta Web.

The post Atleta de vôlei de praia condenado por estupro é vaiado em sua estreia nas Olimpíadas appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.