Venezuelanos fazem panelaço após vitória de Maduro ser anunciada

Após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) divulgar o resultado das eleições presidenciais venezuelanas, no domingo (28/7), que terminou com Nicolás Maduro vencedor, um panelaço de mais de 20 minutos agitou Caracas, a capital do país, na manhã desta segunda-feira (29/7).

Maduro foi eleito presidente com 51,2% dos votos, enquanto seu principal adversário, Edmundo González, obteve 44%. A diferença foi de apenas 704 mil votos entre os dois candidatos.

A vitória do ditador foi anunciada antes da contagem total de votos: cerca de 80% deles já tinham sido computados.

A última atualização da votação aconteceu na madrugada desta segunda, antes de o site do CNE sair do ar após suposto ataque. O problema fez com que os dados finais não fossem divulgados.

Perante a situação, é provável que os números mudem quando a plataforma voltar à normalidade.

“Paz, estabilidade e justiça”

Em discurso a apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, Maduro comemorou sua terceira reeleição e enfatizou que, a partir deste momento, haverá “Paz, estabilidade e justiça” no país.

“O povo disse paz, tranquilidade. Fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro.

Maduro aproveitou também para disparar críticas ao presidente argentino Javier Milei, que chamou de “sociopata sádico”, “fascista”, “vendido” e “traidor da pátria”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.