Microsoft começa a testar busca com IA no Windows 11; saiba como funciona

A mais recente versão de testes do Windows 11 conta com melhorias na busca do sistema. Com a ajuda da inteligência artificial, a ferramenta “entende” o que o usuário está procurando, mesmo que ele não digite o nome exato do arquivo, foto ou configuração.

A novidade faz parte da compilação 26120.2992 (KB5050083) do Windows 11. Ela foi liberada para o canal de desenvolvedores do programa Windows Insider. Inicialmente, a busca com IA funcionará apenas nos computadores com chip Snapdragon e certificação Copilot+ PC.

Como funciona a busca com IA do Windows 11?

De acordo com o blog oficial do Windows, basta digitar com suas próprias palavras o que você deseja encontrar: documentos, fotos, configurações e mais. Isso vale para o Explorador de Arquivos, a caixa de pesquisa na barra de tarefas ou o menu do aplicativo Configurações.

Tradicionalmente, estes mecanismos de busca precisam dos termos exatos para localizar o arquivo desejado. Com o novo recurso, a busca passa a entender descrições de imagens e pedidos de configurações, trazendo resultados que se encaixam no que o usuário pode estar procurando.

A Microsoft dá alguns exemplos:

  • Digitar “orçamento de viagem para a Europa” para encontrar o arquivo correspondente, mesmo que este não seja o nome dele.
  • Digitar “mudar meu tema” para abrir configurações relacionadas ao tema do Windows.
  • Digitar “ponte ao pôr do sol” para visualizar imagens que se encaixem nesta descrição, independentemente do nome do arquivo.

Ferramenta não tem suporte ao português

Os exemplos acima estão originalmente em inglês no blog da Microsoft. Eu traduzi para facilitar a compreensão, mas, na verdade, a busca com IA não vai entender português neste momento. De acordo com a empresa, apenas inglês, chinês, francês, alemão, japonês e espanhol terão suporte neste primeiro momento.

Outra limitação é que apenas Copilot+ PCs com chips Snapdragon terão acesso a este recurso inicialmente. Máquinas com a certificação e chips Intel ou AMD terão que aguardar um pouco.

A busca com IA funciona em pastas indexadas e arquivos locais — o suporte a armazenamento na nuvem virá em um momento futuro, segundo a Microsoft. É possível configurar quais pastas serão indexadas ou até mesmo ativar o recurso para tudo que está salvo no computador.

Com informações da Microsoft

Microsoft começa a testar busca com IA no Windows 11; saiba como funciona

Adicionar aos favoritos o Link permanente.