EUA: veterano de guerra é preso ao ser confundido com imigrante ilegal

Ras Baraka, prefeito de Newark, Nova Jersey, afirmou que as operações feitas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), nessa quinta-feira (23/1), em seu município, não tinham mandados e que levaram, injustamente, à prisão um veterano de guerra norte-americano, moradores e cidadãos dos EUA sem documentos em mãos.

“Newark não ficará parada enquanto as pessoas são aterrorizadas ilegalmente”, destacou o prefeito.

  • O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) está realizando operações por todo os EUA.
  • Durante operação em Newark, Nova Jersey, um veterano de guerra foi preso.
  • Até essa quinta-feira 538 imigrantes iliegais foram presos nos EUA.

O prefeito destacou que entre as pessoas detidas estava um veterano militar dos EUA, “que sofreu a indignidade de ter a legitimidade de sua documentação militar questionada” por oficiais.

“Este ato flagrante é uma clara violação da quarta emenda da constituição dos EUA, que garante ‘o direito das pessoas de estarem seguras em suas pessoas, casas, papéis e bens, contra buscas e apreensões irracionais’”, disse o prefeito.

Em sua defesa, o ICE alegou que a agência “pode encontrar cidadãos dos EUA durante o trabalho de campo e solicitar identificação para estabelecer a identidade de um indivíduo, como foi o caso durante uma operação de fiscalização direcionada em um local de trabalho hoje em Newark”.

Prisões de imigrantes

A secretária de imprensa de Donald Trump, Karoline Leavitt, anunciou na rede social  X que 538 “criminosos imigrantes ilegais” foram presos e que centenas foram deportados por aeronaves militares.

“A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, afirmou Karoline Leavitt.

Entre os detidos estão imigrantes com antecedentes criminais de agressão sexual, roubo, arrombamento, agressão agravada, delitos de drogas e armas, resistência à prisão e violência doméstica.

As prisões acontecem no momento em que o governo Trump está agindo rapidamente para cumprir a promessa de lançar operação histórica de deportação em massa.

Em menos de uma semana de empossado, Trump tomou uma série de medidas para que as deportações em massa acontecessem, incluindo ordens executivas e medidas subsequentes de suas agências ministeriais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.