Lula discute com chanceler Mauro Vieira crise migratória com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta segunda-feira (27/1) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Planalto. Na pauta, a crise migratória e diplomática provocada pela política anti-imigração do novo governo de Donald Trump nos EUA.

Na sexta-feira (24/1), a chegada de 88 brasileiros deportados dos EUA, a primeira leva na nova era Trump, chamou a atenção do governo Lula, já que eles vieram algemados e acorrentados e reportaram maus-tratos durante o voo.

A política de Trump contra imigrantes nos EUA  intensificou-se nesse fim de semana e impactou as relações com países da América Latina.

No sábado (25/1), as cenas dos algemados e amarrados repercutiram internacionalmente, e os presidentes do México e da Colômbia se negaram a receber aviões com passageiros nas mesmas condições.

Como retaliação, Trump impôs sanções econômicas à Colômbia. A pressão surtiu efeito e, horas depois, o governo colombiano recuou e anunciou que receberia os deportados. A Casa Branca informou que, diante do acordo, as sanções seriam suspensas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.