“Bateu”: veja diálogo entre controladores e tripulações de aeronaves

Um áudio do controle de tráfego aéreo revela os momentos anteriores à colisão entre um jato da American Airlines, com 64 pessoas a bordo, e um helicóptero transportando três soldados. As gravações mostram o desespero dos controladores da torre do aeroporto: “Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”.

O acidente ocorreu nessa quinta-feira (30/1) nas proximidades do Aeroporto Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos.


 

O que está acontecendo

  • Um avião com 60 passageiros e quatro tripulantes caiu após colidir com um helicóptero, nessa quarta-feira (29/1)
  • Até o momento, 19 corpos foram resgatados, segundo informações não oficiais. Quatro pessoas teriam sido encontradas vivas, segundo a rede NBC. Ainda não se sabe o estado de saúde delas.
  • De acordo com agências internacionais, vários membros da comunidade de patinação artística dos EUA e da Rússia estavam a bordo do jato. Ainda não se sabe o que causou o acidente. De acordo com serviços de resgates locais, a aeronave com passageiros foi encontrado partida ao meio no rio Potomac e o helicóptero estava de cabeça para baixo na água.

Segundo a agência de notícias britânica Reuters, o áudio do LiveAtc.net, plataforma que registra comunicações de voos, capturou os momentos finais de contato entre a tripulação do helicóptero, identificado pelo sinal de chamada PAT25, antes da colisão com o jato Bombardier CRJ700.

“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, informou um controlador de tráfego aéreo.

O controlador de tráfego aéreo instruiu as aeronaves que se aproximavam da pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan a desviarem a rota após a colisão. No áudio, outro controlador alerta: “Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três.”

“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, informa um dos controladores. Outro controlador de tráfego aéreo diz que “tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, enquanto o outro acrescenta: “provavelmente estava no meio do rio”.

Segundos depois, outra aeronave acionou o controle de tráfego aéreo e questionou: “Tower, você viu isso?”, referindo-se à colisão.

“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram”, diz um dos controladores.

Os ex-campeões mundiais de patinação artística da Rússia Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam a bordo do jato regional

“Deveria ter sido evitada”, diz Trump

Por meio das redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a colisão. Para ele, o acidente “deveria ter sido evitado” e questionou as causas da tragédia.

“O avião estava em uma linha de aproximação perfeita e rotineira para o aeroporto. O helicóptero estava indo direto para o avião por um longo período de tempo. É uma noite clara, as luzes do avião estavam acesas, por que o helicóptero não subiu ou desceu ou virou? Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião?”, escreveu ele no Truth Social.

Segundo Trump, “esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido prevenida”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.