Congresso retoma trabalhos com novas mesas diretoras e prioridades para 2025

Membros da Mesa Diretora são os mesmos que integram a Comissão Diretora, a quem cabe a direção do Senado Federal. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O Congresso Nacional retoma os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3) com a nova composição das mesas diretoras. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) assumem as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2027.

Entre as prioridades do primeiro semestre estão a votação do Orçamento de 2025, ainda pendente, e a análise de 55 vetos presidenciais, o maior acúmulo desde 2018. Entre os vetos estão trechos da regulamentação da reforma tributária e da lei que trata do empenho de emendas parlamentares, tema de interesse do Legislativo.

Outro ponto em debate será a jornada trabalhista. Uma PEC em tramitação na Câmara propõe o fim da escala de seis dias trabalhados para um de descanso. O governo também pretende avançar na regulamentação das redes sociais, com destaque para o projeto conhecido como PL das Fake News, que enfrenta resistência e está parado em comissão especial.

A segunda fase da regulamentação da reforma tributária será outro tema central. O texto em discussão no Senado propõe a criação de um comitê gestor para administrar os novos tributos. A oposição apoia parte da proposta, mas critica o aumento de imposto para rendimentos acima de R$ 50 mil mensais e pode tentar barrar essa mudança.

O governo argumenta que o ajuste na tributação é necessário para compensar a ampliação da isenção do imposto de renda. As discussões devem marcar o início das atividades do Congresso neste ano.

O post Congresso retoma trabalhos com novas mesas diretoras e prioridades para 2025 apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.