RS tem alerta de onda de calor, com temperaturas acima de 40°C

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor nos municípios do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), que deve durar até quarta-feira (5/2), com temperaturas chegando a 40°C no RS. Os avisos indicam perigo potencial.

A previsão indica temperaturas máximas entre 35°C e 40°C, iniciado no sábado (1°/2) e se estendendo até quarta-feira (5/2) em uma ampla área do RS.

Nessa segunda-feira (3/2), algumas áreas no estado gaúcho já ultrapassaram os 40°C durante a onda de calor, como Quaraí, na Fronteira Oeste, que registrou 42,5°C. A marca de 42,5°C é a terceira mais alta registrada no Rio Grande do Sul desde o início das medições regulares, na década de 1910.

Até quarta-feira, Quaraí pode registrar temperaturas entre 42°C e 43°C. Em Uruguaiana, a média para esta época do ano varia entre 31°C e 32°C, mas a previsão é que a temperatura possa alcançar os 41°C.

De acordo com o instituto, as temperaturas podem superar 42°C no oeste do estado e se aproximar dos 40°C em Porto Alegre até quarta-feira.

O aviso laranja afeta grande parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste, noroeste e Porto Alegre. Já o aviso amarelo abrange o oeste de Santa Catarina, Porto Alegre e o noroeste gaúcho.

Alerta de chuvas

A terça-feira (4/2) será de chuvas fortes em todas as regiões do país, de acordo com o Inmet. O órgão emitiu sete alertas de “perigo” e “perigo potencial”, além de aviso sobre a onda de calor que impacta no sul do Brasil.

Os outros cinco alertas emitidos pelo Inmet são relacionados a chuvas intensas. Quatro deles são de cor amarela e permeiam por todo o mapa.

Os alertas indicam que haverá chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.