Saiba alguns motivos para se investir em influenciadores de nicho

Investir na divulgação de nano e microinfluenciadores tem se tornado uma estratégia popular entre marcas de diferentes setores. Essas duas categorias de influenciadores são caracterizadas por ter uma audiência menor em comparação aos grandes influenciadores, mas com um engajamento geralmente mais forte e autêntico.

Os nanoinfluenciadores, que tem de 1.000 a 10.000 seguidores, são conhecidos por ter uma base de seguidores pequena, porém muito engajada. As marcas costumam escolhê-los para campanhas mais segmentadas.

No caso dos microinfluenciadores, os números variam de 10.000 a 100.000 seguidores, possuem nichos bem definidos e uma relação mais próxima com o público, o que resulta em altas taxas de engajamento. Por terem um grande alcance e notoriedade em uma área ou nicho específico, são bastante visados por grandes marcas.

“Esses tipos de gerador de conteúdo são dotados de autenticidade e mantêm uma relação mais próxima e pessoal com seus seguidores, o que leva a um engajamento mais alto e genuíno. Seus seguidores confiam nas suas opiniões e são mais propensos a interagir com suas postagens.”

Aline Kalinoski, sócia e cofundadora da Nowa

Motivos para investir em nano e micro influenciadores

O custo de campanhas com micro e nanoinfluenciadores tende a ser significativamente mais baixo do que com grandes influenciadores, permitindo que as marcas façam mais parcerias e atinjam uma diversidade maior de nichos.

“Como o custo é mais baixo e o engajamento mais alto, as campanhas tendem a ser mais eficientes, trazendo um bom retorno sobre o investimento (ROI)”, explica a também sócia e cofundadora da Nowa, Paula Kodama.

“Os micro e nanoinfluenciadores atendem a nichos mais específicos e dedicados, e essa característica permite que as marcas se conectem com um público mais alinhado com seu produto ou serviço, aumentando a probabilidade de conversões”, completa a executiva.

A autenticidade é um dos fatores que mais aproxima os consumidores desse tipo de produtor de conteúdo, por serem considerados mais “genuínos” e menos corporativos. Esses influenciadores muitas vezes são vistos como mais confiáveis pelos seguidores.

Dados de uma pesquisa feita pela Zippia demonstraram que 86% dos consumidores consideram a autenticidade de uma marca um fator determinante de compra.

“Dentro da autenticidade se encontra a possibilidade de um conteúdo personalizado, por terem um contato mais direto com seu público, esses influenciadores costumam criar conteúdo mais criativo e personalizado. As marcas podem colaborar para criar campanhas mais autênticas e adaptadas aos estilos de cada influenciador”, afirma Aline.

Um dos principais objetivos das marcas é a expansão do público, trabalhar com vários micro e nanoinfluenciadores permite que as empresas atinjam diferentes audiências e comunidades, o que ajuda na construção de uma rede de influência mais ampla e diversificada.

A fidelização de clientes pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%. Segundo dados da Harvard Business Review, ter um público mais fiel e uma abordagem mais pessoal possibilita às marcas a criação de relações de longo prazo com micro e nanoinfluenciadores.

Isso resulta em campanhas mais consistentes e, ainda, parcerias contínuas são vistas como mais genuínas e comprometidas com a eficiência do produto oferecido, trazendo maior segurança ao cliente em continuar consumindo determinado item.

“Investir em micro e nanoinfluenciadores permite que as marcas se conectem com um público mais engajado e específico, ofereçam campanhas autênticas e criativas. Essa estratégia tem se mostrado uma maneira eficaz de gerar engajamento genuíno e construção de relacionamentos de longo prazo com os consumidores.”

Paula Kodama, sócia e cofundadora da Nowa

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