Em janeiro, Bolsa teve melhor desempenho desde novembro de 2023

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), iniciou o ano de 2025 com forte desempenho no mercado internacional. Em janeiro, acumulou alta de 4,86%, em reais, mas o grande destaque ficou com a rentabilidade em dólares, que alcançou 11,38%.

Entre os 21 principais índices globais, o Ibovespa registrou a terceira melhor performance em dólares. Ele ficou atrás apenas do Euro Stoxx 50, da Zona do Euro, que subiu 16,12%, e do MSCI Colcap, da Colômbia, com avanço de 14,91%.

O levantamento foi feito pela consultoria Elos Ayta. “O movimento do Ibovespa foi impulsionado pela desvalorização de 5,85% da moeda americana frente à brasileira, o que turbinou os retornos para investidores estrangeiros”, diz Einar Rivero, sócio da Elos Ayta.

Esse também foi o melhor desempenho do Ibovespa em dólares desde novembro de 2023, quando o índice subiu 15,32%. “Além disso, desde o início da crise da pandemia, em janeiro de 2022, a Bolsa registrou apenas sete meses com ganhos superiores aos observados em janeiro de 2025”, afirma Rivero.

Análise em moeda forte

Para o consultor, a  análise dos retornos globais evidencia a importância de se considerar a rentabilidade tanto na moeda local quanto em dólares. “O recorte em moeda forte é essencial para medir o apelo dos mercados emergentes frente ao capital estrangeiro”, diz.

Enquanto os três líderes do ranking superaram os 10% de alta em dólares, apenas outros cinco índices tiveram ganhos entre 5% e 10%. Outros 12 subiram menos de 5%. A exceção negativa foi o S&P Merval, da Argentina, que recuou 0,79% em dólares, apesar da leve alta de 1,22% em pesos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.