Chuva: cidade do interior de SP é devastada após alagamento histórico

São Paulo — As fortes chuvas que atingem a cidade de Santa Bárbara D´Oeste, no interior de São Paulo, nos últimos dias, provocou uma dos maiores alagamentos da história do município.

Segundo a prefeitura municipal, medições da Defesa Civil registraram mais de 400 milímetros de água nos últimos sete dias. E a previsão do tempo aponta a possibilidade de mais 200 milímetros de água até a quinta-feira (6/2), mais outros 190 milímetros de água até o domingo (8/2).

Os pontos de alagamento foram registrados nos bairros Jardim Conceição, Vila Sartori, Santa Alice, Jardim Augusto Cavalheiro, Vila Diva, Jardim Batagin, Jardim Icaraí, Beira Rio e Cruzeiro do Sul.


Saiba mais:

  • Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e setores da administração barbarense seguem mobilizadas para prestarem toda a assistência necessária às famílias atingidas.
  • A Prefeitura disponibilizou barcos para remoção das pessoas e de objetos, produtos de limpeza, além de abrigo municipal para as famílias que desejarem se alojar no local.
  • As aulas na rede municipal de ensino da cidade foram suspensas desde a terça-feira (4/2) e serão retomadas assim que a situação se normalize na cidade.

Campanha de doação

Em razão da gravidade das consequências dos alagamentos, a prefeitura local iniciou uma campanha de arrecadação para ajudar a população atingida. A ação busca arrecadar roupas, calçados, colchões, roupas de cama, produtos de limpeza e higiene pessoal, água, leite, alimentos não perecíveis e ração para animais.

As doações podem ser entregues na Defesa Civil (Rua Santa Bárbara, 352, Centro), na Câmara Municipal (Rodovia Luís Ometto – SP-306, 1.001, Residencial Dona Margarida) ou no Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, 262, São Francisco), das 8 às 18 horas.

Falta d´água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara D´Oeste realiza o monitoramento das represas que abastecem o Município e, em virtude do volume expressivo de chuvas, o sistema de captação de água bruta da Estação Elevatória Santa Alice (Represinha) precisou ser paralisado, pois a água invadiu as cabines de entrada de energia elétrica, oferendo riscos de segurança e de possíveis danos nos conjuntos motobombas. O sistema segue nesta terça-feira (4) em situação crítica e o abastecimento de água tratada segue afetado na cidade.

O órgão reforçou o pedido de compreensão da população pelos transtornos e informa que segue com equipes monitorando para que essa situação normalize, além de enfatizar a importância da economia de água.

Mobilização

O perfil oficial do União Agrícola Barbarense Futebol Clube (UABFC), time de futebol da cidade, mobilizou as redes sociais para ajudar na arrecadação de água para distribuir à população necessitada. Veja a publicação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UNIÃO AGRICOLA BARBARENSE F.C. (@uniaobarbarense_oficial)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.