IA da Adobe promete te ajudar a ler e a entender contratos

Lidar com contratos é uma tarefa complicada. Frequentemente, esse tipo de documento é extenso e contém termos que são de difícil compreensão. Mas, e se uma inteligência artificial te ajudar a fazer esse trabalho? É o que promete a nova versão do Acrobat AI Assistant.

De acordo com a Adobe, a atualização oferece várias funções, como ajudar o usuário a compreender termos complexos, identificar diferenças entre acordos e verificar informações específicas nos documentos.

Em linhas gerais, a ideia é permitir que o usuário tenha acesso às informações realmente importantes do contrato e, ao mesmo tempo, não gaste muito lendo-o.

A novidade promete ser útil em várias circunstâncias. A própria Adobe dá alguns exemplos:

  • empresários podem identificar rapidamente datas-chave em contratos de fornecedores;
  • equipes financeiras podem acelerar as revisões de contratos de vendas;
  • profissionais de marketing podem identificar mudanças em escopos de trabalho atualizados e encontrar rapidamente entregas em parcerias de marca e publicidade;
  • consumidores podem localizar rapidamente as políticas de ocupação em aluguéis de apartamentos.

O Acrobat AI Assistant pode ainda identificar automaticamente quando um documento é um contrato, incluindo aqueles que são digitalizados (“escaneados”), e criar uma visão geral do documento — uma espécie de resumo. Isso tudo é feito com o uso de uma linguagem clara, afirma a Adobe.

Dá para confiar no Acrobat AI Assistant para ler contratos?

É difícil saber. Mas o uso de qualquer IA generativa ainda requer atenção do usuário. Esse tipo de ferramenta ainda dá respostas imprecisas ou equivocadas, e isso não é raro de acontecer. Por isso, eu usaria o Acrobat AI Assistant com prudência, talvez testando a ferramenta com contratos não muito importantes, inicialmente.

Para contratos que envolvem bens ou acordos de alto valor, eu até usaria a ferramenta para facilitar a minha compreensão, mas não tomaria nenhuma decisão sem antes confiar esses documentos a advogados ou profissionais habilitados a lidar com eles.

Mas nem tudo é desconfiança. Penso que o novo Acrobat AI Assistant pode ser de grande auxílio para quem lida com grandes quantidades de contratos ou documentos muito volumosos, mas sempre como ferramenta de apoio — para ajudar na organização das informações, por exemplo.

Nesse sentido, a novidade pode valer a pena. Mas há um porém: a ferramenta é paga, tendo custo de US$ 4,99 por mês (R$ 29 na cotação atual). É possível usá-la tanto no Acrobat (que lê, edita e gera documentos) quanto no Acrobat Reader (leitor gratuito de documentos).

Leve em conta também que o Acrobat AI Assistant só funciona em inglês na atual fase. A Adobe promete suporte a outros idiomas, mas não informou quando isso irá acontecer.

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